Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Vinhais no 1.º Aniversário da República - Livro de Roberto Afonso perpetua uma importante passagem da História
Vinhais recordou alguns fragmentos da sua história, num ciclo de conferências que teve lugar no dia 18 de Maio, na Casa da Música.
A forte presença da comunidade marrana de Vinhais, no séc. XV, foi abordada por Fernanda Guimarães e por Júlio Andrade, a que se seguiu o Convento de Santa Clara, por António Mourinho, e as Memórias Paroquiais de 1758, por Carlos Prada de Oliveira.
Este ciclo de conferências terminou com a apresentação do livro Vinhais no 1.º Aniversário da República: Primeira Incursão Monárquica (1911), da autoria do investigador e vereador permanente da Câmara Municipal de Vinhais, Roberto de Morais Afonso, com capa da autoria do artista Luis Canotilho, tratando-se, nas palavras do autor do prefácio, Francisco Moita Flores, de “…um documento interessante.
Desde logo porque leva até à minúcia as operações desencadeadas pelas tropas do célebre capitão, as escaramuças travadas com forças republicanas, entregando, desta forma, um contributo sério para a história de Vinhais”.
O principal objectivo desta publicação, à venda nas livrarias Book.It de Bragança e Chaves, é perpetuar uma importante passagem da História de Portugal, que teve como palco a vila de Vinhais, “dando a conhecer aos mais novos e mais desatentos alguns factos ligados à sua terra e à sua história”, referiu Roberto Afonso.
A apresentação da obra esteve a cargo do historiador Carlos Prada de Oliveira.
in:jornalnordeste.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Um abraço TRANSMONTANO
ResponderEliminar