Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Vinhais com novo centro interpretativo e requalificação do parque biológico

O município transmontano de Vinhais investiu 1,1 milhões de euros em novos equipamentos, entre eles um centro interpretativo com todas as raças autóctones do país e novas valências no parque biológico, espaço que atrai visitantes de todo o país.
Os produtos agrícolas, como o fumeiro, que representa seis milhões de euros anuais e 300 postos de trabalho, e o turismo da natureza são os pilares económicos do concelho transmontano que conta agora com novos atractivos, como o primeiro mini-campo de golfe do distrito de Bragança, uma escola de equitação e um centro interpretativo com todas as raças autóctones do país.
Um programa de intervenção local que inclui, ainda, a requalificação urbanística de duas ruas na sede de concelho e da antiga escola primária, transformada num centro de formação e apoio a empresas locais.
O presidente da Câmara, Américo Pereira, explicou que o propósito deste centro não é atrair novas empresas, mas apoiar os empresários locais que são essencialmente os produtores agrícolas, cedendo-lhes um espaço para instalarem serviços administrativos e para formação.
O novo espaço está pensado fundamentalmente para as actividades do concelho, que, só na área do fumeiro, conta 50 empresários em nome individual ou em sociedade licenciados e necessitam de apoio logístico e formação permanente para corresponder, nomeadamente, «às numerosas regras e burocracia da União Europeia».
O turismo da natureza é outra das apostas do município integrado no Parque Natural de Montesinho que reproduziu a fauna e flora da área protegida num parque biológico que atrai visitantes de todo o país e excursões de estudantes, inclusive da vizinha Espanha.
Este espaço ganha agora novos equipamentos, como o picadeiro do centro hípico com escola de equitação e que oferece aos visitantes passeios de cavalo e de charrete pelo parque ou pela serra da Coroa.
O município espera conseguir atrair a este espaço também estudantes do ensino superior, com um centro interpretativo que dá a conhecer todas as raças autóctones do país, «um equipamento único em Portugal», de acordo com o autarca local.
Os adeptos dos desportos na natureza têm agora também um novo espaço de lazer em Vinhais com a inauguração do primeiro campo de minigolfe do Nordeste Transmontano.
O novo equipamento permitirá ao município ser, este ano, o anfitrião do Campeonato Nacional de Minigolfe, de 14 a 15 de Julho, segundo anunciou o presidente da Câmara.
Todas as obras a inaugurar no domingo foram financiadas entre 75% e 80% por fundos comunitários e «está tudo pago», realçou o autarca, destacando «a liquidez» deste município numa altura em que na maioria das autarquias se fala em asfixia financeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário