Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mogadouro - “O Museu foi à rua”

O Município de Mogadouro e a Sala Museu de Arquelogia comemoraram o Dia Internacional dos Museus com uma actividade, no mínimo, muito original.
Com intuito de aproximar os mogadourenses do seu museu Municipal, o espólio de maior importância de vários sítios arqueológicos do concelho saiu à rua, ficando exposto das 10h às 18h, mais concretamente no Parque da Vila.
Desta forma, os cidadãos que passavam no local puderam apreciar muitas das peças do acervo da Sala Museu. Como diz o provérvio Grego, “se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”.
As comemorações foram complementadas com actividades de Arqueologia experimental com alunos do ensino Básico, do 4.º, 5.º e 6.º ano, para ficarem cientes sobre os processos associados à arqueologia, desde simulações de escavações, recolha, limpeza, tratamento e catalogação das peças, sensibilizando-se assim para a investigação arqueológica.
As peças mais sonantes presentes na exposição do Parque da Vila foram os Monumentos Megalíticos de Barreiro (Vilar do Rei), Pena Mosqueira (Sanhoane), Pradinhos (Vilar Seco), Castelo dos Mouros (Vilarinho dos Galegos), Salgueiral entre outros achados fortuitos de diversos lugares, que evidenciam a ocupação de antigos povos ao longo de vários milénios no concelho de Mogadouro.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário