Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Autarcas transmontanos decidem participar no Enterro da Justiça

Seis municípios do distrito de Bragança vão participar no Enterro da Justiça, uma manifestação contra o novo Mapa Judiciário, que poderá fazer desfilar dezenas de carros funerários pelas ruas de Lisboa.
A acção, agendada para o dia 10 de Junho, está a ser preparada pelos cerca de 60 autarcas afectados pelos cortes da tutela, que reúnem amanhã, em Coimbra, para decidir as formas de luta definitivas.  A Brigantia sabe, no entanto, que o Enterro da Justiça e o desfile de carros funerários são alguns dos modelos em cima da mesa, embora nenhum dos autarcas do distrito destape a ponta do véu.Na reunião realizada ontem em Bragança, os representantes dos seis municípios que podem ficar sem tribunal não avançaram pormenores.
O presidente da Câmara de Vinhais adiantou apenas que será uma grande manifestação de autarcas, sem multidões e gastos de dinheiro.“Será algo que terá grande impacto na comunicação social e no país.
O que se pretende é que o país perceba a injustiça que estão a fazer com os concelhos onde querem encerrar os tribunais pois estão a mexer com os direitos fundamentais das pessoas”, refere Américo Pereira. “Esta será uma manifestação suprapartidária que vai envolver os autarcas enquanto representantes das populações e não podemos estar à espera que esta proposta se torne definitiva e temos de defender os interesses das populações”.
Mesmo sem certezas, o certo é que o figurino proposto não agrada a todos.
O autarca de Carrazeda de Ansiães, discorda do modelo adoptado, dado que a manifestação coincide com o Dia de Portugal.“Eu concordo com qualquer manifestação contra a extinção de serviços no nosso município, mas tenho a dizer que não concordo com o tipo de manifestação e figurino para o dia em que ela vai ser feita”, considera José Luís Correia.
Divisões à parte, há também presidentes de Câmara que utilizam a ironia para condenar as propostas do Ministério da Justiça. Artur Pimentel, autarca de Vila Flor, diz que só é possível encerrar tribunais no distrito, porque a população é tão bem comportada que até dispensa a barra da Justiça.“A minha opinião tem de ser irónica porque o Governo olha para nós como gente tão bem comportada que não precisa de justiça aqui, há a justiça natural e portanto não é necessário julgamentos nem tribunais”.
Recorde-se que o Ministério da Justiça divulgou, em Janeiro, uma proposta para a reforma do Mapa Judiciário que previa o encerramento de quatro tribunais no distrito de Bragança, um número que pode aumentar para seis, segundo os dados mais recentes.


Escrito por Brigantia
in:brigantia,pt

Sem comentários:

Enviar um comentário