Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alunos de Carrazeda recriam tabernas

As típicas tabernas transmontanas vão fechando as portas, mas em Carrazeda de Ansiães viveu-se o verdadeiro espírito da taberna à portuguesa. Este sábado, um grupo de 20 alunos da Escola Profissional de Ansiães transformou a zona envolvente à Biblioteca numa taberna à moda antiga.  
Gastronomia típica, vinho e fados foram a combinação perfeita na recriação de uma taberna à portuguesa. Este espaço de convívio característico da maioria das aldeias do Nordeste Transmontano foi recordado na zona envolvente à Biblioteca de Carrazeda de Ansiães. Um grupo de alunos do curso Informação e Animação Turística para adultos, da Escola Profissional de Ansiães, decidiu trazer de volta a tradicional taberna, com petiscos variados.“Caldo verde, rancho, sangria, vinho, alheira, barriga de porco”, afirma Laura Pinto, uma das alunas a servir na taberna.
Na maioria das aldeias as tabernas já fecharam as portas, mas o espírito permanece na memória das pessoas. Pedro Mesquita, um dos alunos envolvidos neste projecto, diz que o objectivo desta iniciativa é promover as tradições.“São tradições que se perdem, culturas que se perdem e por isso decidimos recriar a taberna”, realça o formando.
Para o director da Escola Profissional de Ansiães, Ricardo Fiães, gastronomia e grupos de fados é a combinação perfeita para recriar o ambiente de uma taberna à moda antiga.“Alguns membros destes grupos são ex-alunos da nossa escola e achámos que era uma oportunidade única de juntar um leque de tunas e de fadistas”, salienta o director da Escola.
Quem por aqui passou degustou os sabores tipicamente transmontanos e recordou os tempos em que os serões eram passados na taberna.As memórias das típicas tabernas do Nordeste Transmontano reavivadas em Carrazeda de Ansiães.
A Escola Profissional de Ansiães a realizar mais uma actividade junto da população local.+


Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário