sexta-feira, 4 de maio de 2012

Miranda Douro: AECT Duero/Douro e ICNB reforçam laços de cooperação ambiental na região de fronteira


O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro (AECT) e Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) assinaram hoje um protocolo de cooperação para fortalecer as ações de preservação ambiental na área abrangida por aquela instituição transfronteiriça.
"Este protocolo é o primeiro passo para criar um canal de comunicação entre o AECT e o ICNB, de forma a criar uma base de trabalho conjunto que será aplicada em todas as localidades que integram o agrupamento ao abrigo do projeto Fronteira Natura", disse à Agência Lusa o diretor-geral do AECT Duero-Douro, José Luís Pascual.
O convénio transfronteiriço foi firmado na vila transfronteiriça de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, perante cerca de meia centena de alunos do primeiro ciclo de escolas dos dois lados da fronteira e que participavam numa ação de recolha de sementes autóctones para replantação em diversas áreas naturais.
O ICNB mostrou-se "empenhado" em trabalhar com o Duero-Douro em "todas as atividades relacionadas com o seu domínio de atuação em matéria ambiental, com vista à implementação do projeto Fronteira Natural”.
Este projeto, desenvolvido pelo AECT Duero-Douro, procura a recuperação, conservação e valorização do património natural das aldeias de fronteira, frequentemente danificado pela ação humana.
"As medidas, inseridas no Projeto Fronteira Natural, visam a recuperação integral da região de fronteira, preservando todo o seu património natural e ambiental e, ao mesmo tempo, fazer a sua gestão de uma forma sustentável, retirando mais-valias económicas através do turismo de natureza", acrescentou José Luís Pascual.
O projeto ibérico vai, nesta primeira fase, abranger 58 localidades dos dois lados da fronteira, num território que se estende desde o concelho de Vinhais, no distrito de Bragança, ao do Sabugal, no distrito da Guarda.


in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário