quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Bragança - Crianças aprendem a poupar

Sensibilizar, e mobilizar os jovens para questões relativas à gestão do seu dinheiro, foi o objectivo da exposição interactiva de Educação Financeira que esteve patente no auditório Paulo Quintela, em Bragança.
As visitas foram organizadas pelas escolas em função da idade dos alunos e das três actividades disponíveis. A exposição é modular e apresenta jogos e conteúdos adaptados às diferentes faixas etárias.
A iniciativa resulta do projecto Educação + Financeira que a Caixa Geral de Depósitos em parceria com Universidade de Aveiro está a organizar em vários pontos do país. “No início quando os alunos entram aqui não sabem o que é isto de educação financeira, muitos não estão familiarizados com o tema e questionam e isso é sinal que estão interessados”, afirma o monitor da exposição, Diogo Conceição.
Um dos jogos foi destinado aos alunos do 1º e do 2º ciclo onde as crianças tiveram que jogar em equipa, fazendo troca de produtos como antigamente para posteriormente trocar por dinheiro.Também o 3º ciclo e secundário participaram nos jogos interactivos, mas já com um grau de dificuldade mais avançado, tiveram que gerir um orçamento com base num rendimento mensal durante um ano.
A maioria dos alunos conseguiu poupar.“Estes jogos são muito bons para nós aprendermos a gerir o nosso dinheiro e as nossas despesas”, conta uma das participantes.
Para além da exposição a iniciativa foi complementada com uma conferência sobre Educação Financeira, a cargo de Sérgio Cruz, docente da Universidade de Aveiro.
A acção vai na 3ª edição e já contou com cerca de 30 mil participantes.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário