quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Acções alertam para a importância de prevenir o cancro da mama

Hoje assinala-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. 
A Unidade de Cuidados na Comunidade de Bragança está a desenvolver acções para sensibilizar a população para esta problemática, durante este mês, que é associado à Luta Contra o Cancro da Mama. 
Ana Sofia Coelho, enfermeira da Unidade Local de Saúde do Nordeste, assegura que a prevenção é a palavra de ordem. “É sensibilizar a população, a comunidade, e muito especificamente as mulheres para a importância da saúde da mama, da vigilância e dos sinais de alerta do cancro da mama, promovendo-se assim o auto-exame da mama e também o diagnóstico precoce, tornando assim possível uma intervenção mais adequada e um tratamento mais eficaz no caso de diagnóstico de cancro”, realça a profissional de saúde.
Ana Sofia Coelho constata que actualmente já há muitos casos detectados numa fase inicial, mas nunca é demais alertar a população para estarem atentas aos sinais da doença. “O que notamos é que já há mais informação das mulheres e permite também que o diagnóstico seja feito também mais precocemente”, salienta a enfermeira.
A Unidade de Cuidados na Comunidade de Bragança levou a cabo uma sessão de esclarecimento na Associação Reaprender a Viver, em Bragança. As mulheres foram o público-alvo desta acção, algumas confessam que já vão tendo alguns cuidados ao nível da prevenção. “Quando o carro está aqui mandam-me uma carta e faço a mamografia. Em casa não tenho muito o hábito de fazer prevenção”, conta Maria Helena Martins.
Ontem utentes de várias instituições sociais de Bragança participaram numa aula de Zumba, na Praça da Sé, para alertar para a problemática do Cancro da Mama.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário