terça-feira, 28 de outubro de 2014

Mogadouro vai instalar laboratório para estudar cogumelos silvestres

A Câmara de Mogadouro e instituições de ensino superior iniciaram conversações para a criação de um laboratório destinado a analisar os cogumelos silvestres que aparecem na região, de forma evitar intoxicações provocadas pela ingestão de alguns destes fungos.
Em declarações prestadas hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, disse que já foram estabelecidas os primeiros contactos com a Universidade de Trás-os-Montes e com Instituto Politécnico de Bragança para dar início ao projeto.

Variadas espécies deste tipo de fungos encontram-se nas matas e soutos de Mogadouro, "a Capital de Cogumelo".

"Precisamos de uma laboratório onde os cogumelos possam vir a ser estudados [por especialistas] e se possam desenvolver novas espécies. Para este efeito, está pensada a criação de espaço de investigação que ficará alojado no futuro Centro Interpretativo do Mundo Rural, em fase de construção", acrescentou o responsável.

Está ainda pensada a criação de um campo experimental, no espaço contígua exterior, para ajudar a identificar espécies, que será aberto aos micólogos amadores, tudo porque os cogumelos são considerados " comida de risco".

"Outra das ideias alocadas ao projeto [laboratório] é a de incentivar as pessoas a produzirem cogumelos silvestres, devido ao seu potencial gastronómico e económico", disse o autarca.

O autarca anuncia estes projetos numa altura em que se prepara em Mogadouro o XVI Encontro Micológico Trasmontano. O evento está programado para os dias de sexta-feira a domingo.

O encontro micológico será igualmente o ponto partida para uma semana gastronómica dedicada ao cogumelo e que estará patente em Mogadouro de 01 a 09 de novembro e com a adesão de cerca de uma dezena de restaurantes locais.

A iniciativa é da responsabilidade do município de Mogadouro e da Associação Micológica " A Pantorra", entidades que este ano escolheram a fotografia como mote para o encontro micológico.

Segundo os especialistas, este ano há muitos cogumelos na região trasmontana, mas com pouca qualidade devido ao calor que se faz sentir.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário