domingo, 14 de agosto de 2016

Festival promove música, tradições e gastronomia do planalto mirandês este Domingo em Santulhão

A aldeia de Santulhão, no concelho de Vimioso, prepara-se para receber a 16ª edição do Festival de Música Tradicional e Celta, no próximo Domingo. Gaiteiros, recriação de actividades tradicionais, gastronomia e até vinho celta, são algumas das componentes da iniciativa.
Tradições e sonoridades do planalto mirandês estão em destaque no Festival de Música Tradicional e Celta, que se realiza no próximo Domingo em Santulhão. A iniciativa conta com o apoio do Município de Vimioso e de Mogadouro. Festivais há muitos mas o de Santulhão tem características especiais. Pelo menos esta é a convicção do Grupo Recreativo Associativo de Santulhão que organiza o Festival de Música Tradicional e Celta.

Cabra Cega, Acorda Pele, Quinteto Reis Gaiteiros do Nordeste, Gaiteiros de Bemposta e Pauliteiros da Póvoa prometem trazer animação a esta aldeia situada entre os rios Sabor e Maçãs. Carla Torrão, da organização do festival explica que o objectivo é também envolver os habitantes da aldeia e proporcionar várias experiencias a quem aparecer na iniciativa. “Além dos grupos que estão no cartaz, todas as pessoas da aldeia que sabem tocar e outras actividades também vão estar presentes. Temos também comidas e bebidas típicas, vai haver jantar convívio, os tradicionais licores, porco no espeto, a tradicional queimada celta, muita diversão e algumas surpresas”, revelou.   

Inspirados na tradição celta, pode-se esperar música, a queimada e até vinho. Sem querer desvendar muito do segredo desta bebida, Carla Torrão e Adrião Rodrigues, que também faz parte do Grupo Recreativo, garantem que vale a pena experimentar.”É segredo (risos) mas podemos dizer que é vinho branco com algumas especiarias. O resto é segredo. Têm que ir lá e provar” referiu Carla. “ O meu cunhado fez alguns estudos sobre esse vinho e ensinou-nos a fazê-lo. È um vinho bastante bom, que bebe bem e é docinho”, acrescentou Adrião.  

Muitas surpresas são esperadas em Santulhão no próximo Domingo, sendo que uma delas vai ser a presença de chefs de cozinha com ligações à terra, que vão confeccionar cogumelos da região.

Ainda na parte gastronómica, se é vegetariano não se preocupe porque a organização tem também pratos a pensar em quem não come carne e peixe. Várias empresas e associações do planalto mirandês vão marcar presença no Festival de Música Tradicional e Celta, contribuindo para a sua dinamização. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário