quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Inauguração da Fonte do Gil após 30 anos de espera

Fonte de estilo barroco jesuíta, datada de 1735, mais conhecida por Fonte do Gil, foi requalificada e inaugurada com pompa e circunstância numa parceria entre a Junta de Freguesia de Carviçais e a Câmara de Moncorvo.
Foi inaugurada este mês a Requalificação da Fonte do Gil, numa parceria entre a Junta de Freguesia de Carviçais e a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

A inauguração contou com a presença de mais de duzentas pessoas, que se deslocaram à Fonte do Gil para a cerimónia, pois tratava-se de uma obra anunciada há mais de três décadas e que era prometida todos os anos, "andando os projetos de execução de gaveta em gaveta", refere o presidente da Junta de Freguesia de Carviçais. De acordo com Francisco Braz, esta obra era muito importante para todos os carviçaenses que, nessa noite, puderam igualmente deliciar-se com uma sessão de fados de Coimbra a assinalar esta “data marcante da freguesia”, “neste lindo local, aprazível e acolhedor, que se adaptou de uma excelência ímpar à atuação do grupo de fados de Coimbra "Práxis Nova”, fez questão de frisar o edil.

Numa primeira fase, a fonte de estilo barroco jesuíta, datada de 1735, tinha já sido alvo de intervenção a nível do arranjo da fonte, da construção de um escadario e do realce da calçada existente em todo o local, desde a Praça até à Fonte, que se encontrava soterrada com cerca de quarenta centímetros de terra, não se encontrando visível.

Agora, numa segunda fase, tratou-se da conclusão das obras da zona envolvente da Fonte do Gil com a iluminação da calçada de acesso, da zona envolvente e da própria fonte, bem como a requalificação com a colocação de mobiliário urbano adequado.

“Esta fonte, cujo valor patrimonial para a aldeia e para o concelho é deveras importantíssimo, será, certamente, um dos ex-líbris de Torre de Moncorvo, classificada no top five dos monumentos do concelho”, salientou Francisco Braz, visivelmente orgulhoso pela conclusão de tão aguardado investimento.

Para o responsável, tratou-se, tão somente, da concretização de mais um compromisso com o povo de Carviçais e do concluir de mais uma obra prevista no Programa de Mandato para a Freguesia das equipas lideradas por Francisco Braz e Nuno Gonçalves, numa obra conjunta entre a Junta e a autarquia de Torre de Moncorvo.

Na inauguração, para além do presidente da Junta de Freguesia de Carviçais e do presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, que descerraram a respetiva placa de inauguração, estiveram, ainda, presentes os autarcas dos municípios de Mogadouro e de Freixo de Espada À Cinta.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário