Pauliteiros
Duas Igrejas também é famosa pelo seu grupo de Pauliteiros, que se exibe em festividades locais e no estrangeiro. A tradição dos Pauiliteiros está em declínio, sendo a sua face mais visível na festa de Santa Bárbara, no terceiro domingo de Agosto, onde a exibição de grupos de pauliteiros atinge o seu auge. É um tipo de ritual associado a cultos de fertilidade. Outrora os seus característicos paus poderiam ter sido espadas.
Terá nascido no centro da Europa e (região da Transilvânia) na 2ª idade do ferro, como dança de espadas, espalha-se logo pela Europa Central, Alemanha, Escandinávia, Ilhas Britânicas, Blacãs e Península Ibérica. Ao toque da gaita de fole que comanda o exercício de todo o conjunto acompanhado de caixa de guerra e bombo, ou de flauta pastoril executam os ditos dançadores um conjunto de danças diferentes e bailados que podem ir até à meia centena, todos diferentes e com letras apropriadas e música e coreografia ou passes diferentes.
Percorriam as povoações por ocasião das festas religiosas dos santos padroeiros para recolher as esmolas para a mesma festa e participavam nas procissões, no fim das quais, nas festas principais das Igrejas, faziam exibição geral do seu repertório e a seguir um jantar.
in:viagenstravel.com
Parabéns.Excelente trabalho!
ResponderEliminar