O Centro Ciência Viva de Bragança convida-o a participar num Ciclo de Cinema dedicado à divulgação de personalidades portuguesas que dedicaram a sua vida e obra à ciência.
As "Vidas de Ciência" têm inicio a 04 de Maio, quarta-feira, pelas 22h e será exibido o primeiro filme : "Rómulo Carvalho e seu amigo António Gedeão", da realizadora Diana Andriga.
Entrada Gratuita.
4 de Maio
"Rómulo Carvalho e seu amigo António Gedeão" (1996), Diana Andringa, Portugal/RTP, 120´
Documentário sobre o professor de ciências físico-químicas e também poeta - Rómulo de Carvalho / António Gedeão - realizado por Diana Andringa para a RTP em 1996, por altura do seu 90º aniversário, tendo a data do seu nascimento, dia 24 de Novembro, sido instituída como o Dia Nacional da Cultura Científica.
Nascido em Lisboa, no Bairro da Sé, Rómulo de Carvalho fez o curso de Físico-Químicas na Faculdade de Ciências do Porto e foi depois professor do ensino secundário nos Liceus Camões e Pedro Nunes.
Divulgador da ciência com várias publicações como "Física para o povo", só tardiamente publicou o seu primeiro livro de poesia, mas alguns poemas atingiram grande notoriedade, nomeadamente "Pedra Filosofal", "Lágrima de Preta" e "Calçada de Carriche".
Próximos Filmes do Ciclo "Vidas de Ciência"
08 de Junho
"Três Pessoas e um Sobreiro" (2004), Fundação João Lopes Fernandes, 58´
06 de Julho
"A Utopia do Padre Himalaya" (2004), Jorge António, Portugal, Lx Filmes / RTP, 51´
Todos os filmes têm entrada gratuita e, no final, será oferecido um brinde científico surpresa a um espectador.
As sessões realizam-se às quartas-feiras, pelas 22h.
Nota para professores:
Caso pretendam que os vossos alunos assistam aos filmes, contactem o CCV pelo 273 313 169 para se organizarem sessões às 15h.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário