domingo, 24 de maio de 2015

Expressões Etno-Musicais

Bragança
Tem relevância os grupos de gaitas de foles das aldeias da Alta Lombada: Babe, Caravela, Palácios, S. Julião de Palácios, Vila Meã e Deilão. Na Baixa Lombada: Aveleda, Varge, Sacoias e Baçal. Paralelamente, tem relevância os Cantares de Trabalho e de Serão, cantados por grupos de homens e mulheres, ocorrendo em praticamente em todas as aldeias. Destacam-se os grupos organizados como os de Babe e Baçal. Ainda é de sublinhar a existência de tocadores a solo de vários instrumentos tradicionais: realejo, guitarra, concertina, entre outros.
Miranda do Douro
Zona de forte tradição no domínio dos grupos de gaiteiros e de pauliteiros, estes últimos, verdadeiros ex libris da região. Estas expressões ocorrem em praticamente todas as aldeias do concelho de Miranda do Douro. De sublinhar também os Cantares de Trabalho e de Serão que animam o quotidiano das populações, tendo destaque o Grupo de Cantares de Sendim e o Grupo de Cantares de Duas Igrejas, já com trabalhos discográficos editados. Será importante referir as actividades desenvolvidas por grupos de jovens no sentido de preservar e inovar o património musical que a região oferece, ligando um passado recente às gerações futuras. Destacam-se neste campo o grupo Galandum Galundaina de Miranda do Douro e Pica Tomilho de Sendim.
Vimioso
Neste concelho, outrora de fortes tradições etno-musicais, sobrevivem ainda o Grupo de Gaiteiros Serapicos e o Rancho Folclórico de Vimioso, tendo ainda expressividade os grupos informais de Cantares de Trabalho e Serão.
Vinhais
Será pertinente sublinhar o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Gaiteiros de Vinhais. A par deste grupo as sonoridades da gaita de foles ainda se fazem sentir na zona de Zido, bem como pelas diversas associações culturais e recreativas da região, com destaque para a "Castanheira de Sobreir´´o" (com CD editado) e para o Coral Municipal da Vila. Neste domínio destacam-se os grupos de Canto de Trabalho e Serão, como exemplos de necessária revitalização. Como nos restantes concelhos, subsistem ainda tocadores de vários instrumentos tradicionais.
A obra "Folclore do concelho de Vinhais" do Padre Firmino Augusto Martins é um registo de consulta obrigatória.

Sem comentários:

Enviar um comentário