quinta-feira, 28 de maio de 2015

Bragança coopera com Timor-Leste

No ano em que Portugal comemora os 40 anos do Poder Local, o Município de Bragança iniciou a cooperação com a República Democrática de Timor-Leste, no processo de descentralização administrativa, tendo em vista a criação de Municípios Timorenses.

Assim, no âmbito do protocolo de cooperação, assinado em 21 de março de 2013 e na sequência do convite do Governo Timorense, entre os dias 16 e 23 de maio de 2015, em representação do Município de Bragança, o Chefe de Gabinete, Miguel Abrunhosa, conjuntamente com mais 13 Municípios portugueses, participou em ações e iniciativas em Timor-Leste, com destaque para a IV Conferência Internacional sobre Descentralização Administrativa e Poder Local e para a Comemoração do XIII Aniversário da Restauração da Independência.

Na conferência internacional, realizada no dia 18 de maio, estiveram presentes delegações de Portugal, da Austrália e da Indonésia, Administradores dos Distritos/Municípios de Timor-Leste, o Corpo Diplomático, nomeadamente o Embaixador de Portugal em Díli, Manuel Gonçalves de Jesus, natural da Freguesia de Salsas. Bragança, Membros do Governo e Deputados de Timor-Leste.

Sua Excelência, o Vice-Ministro da Administração Estatal, Tomás Cabral, apresentou o plano de ação e o cronograma das três fases da implementação do Poder Local em Timor-Leste, a saber: Pré-desconcentração; Desconcentração e Descentralização. Neste processo serão pioneiros os Distritos de Aileu, Ermera e Liquiça.

As delegações realizaram, ainda, visitas culturais e participaram na inauguração da Unidade de extracção e transformação de mármore, em Manatuto.

Nos dias 21 e 22 de maio, realizaram-se visitas de trabalho aos Distritos com os quais os Municípios portugueses cooperam, no sentido de conhecerem os respetivos territórios e analisarem eventuais formas de cooperação, com o objetivo de implementar o Poder Local em Timor-Leste.

Neste sentido, os representantes do Município de Bragança e de Lamego deslocaram-se ao Distrito de Aileu, futuro Município protocolado, para reuniões de trabalho com as autoridades locais.  

Recorde-se que, durante o mês de março de 2015, o Município de Bragança promoveu, junto das Escolas do Concelho, uma campanha de angariação de livros em português para ajuda à criação de uma Biblioteca em Aileu.

REGISTO FOTOGRÁFICO

in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário