Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Miranda do Douro: Voluntários da região transfronteiriça elaboram guia de etnobotânica comum a Portugal e Espanha

Duas dezenas de voluntários portugueses e espanhóis estão a elaborar em conjunto um guia de etnobotânica associado às bacias hidrográficas dos rios Douro e Tormes, de forma a dar a conhecer as potencialidades da flora ali existente.
"Estas actividades têm como objectivo transmitir os conhecimentos empíricos sobre os recursos endógenos transversais a ambos o lados da fronteira e, em tempo de crise, recuperar práticas antigas sobre a utilização de ervas aromáticas e outras espécies da flora local utilizadas na confecção de alimentos e ao mesmo tempo de forma sustentada fazer a limpeza das margens do rios", explicou a técnica da associação ALDEIA Isabel Sá.
Com este projecto denominado "Etnoduero", os voluntários da associação ALDEIA e da Associação Juvenil Las Arribas Del Duero pretendem igualmente contribuir para a limpeza das margens dos dois cursos de água e potenciar o aproveitamento das plantas aromáticas e outras que ladeiam os rios transfronteiriços.
A iniciativa arrancou em Duas Igrejas, concelho de Miranda do Douro, e vai espalhar-se por diversas localidades da província espanhola de Salamanca e do nordeste transmontano. A ela juntaram-se residentes e jovens, aos quais foram transmitidos conhecimentos ancestrais da utilização das diversas plantas nos lares transmontanos.
Uma das iniciativas que mais marcou os participantes nas diversas actividades foi a construção de ‘bardeiros’ (vassoura típica da região) e vassouras, que em outros tempos foram importantes auxiliares de limpeza e que as mulheres mirandesas não dispensavam nos seus lares.
Com este programa, pretende-se fomentar uma rede de voluntários que colaborem na recuperação dos margens e leitos de vários cursos de água que atravessam a região transfronteiriça do Douro Internacional.
Durante as actividades que hoje terminam houve tempo para um ‘workshop’ que ajudou os participantes a aprender as técnicas utilizadas pelos mais velhos na elaboração do entrançado tradicional de palha de centeio para fazer esteiras e tapetes.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário