Duas dezenas de voluntários portugueses e espanhóis estão a elaborar em conjunto um guia de etnobotânica associado às bacias hidrográficas dos rios Douro e Tormes, de forma a dar a conhecer as potencialidades da flora ali existente.
"Estas actividades têm como objectivo transmitir os conhecimentos empíricos sobre os recursos endógenos transversais a ambos o lados da fronteira e, em tempo de crise, recuperar práticas antigas sobre a utilização de ervas aromáticas e outras espécies da flora local utilizadas na confecção de alimentos e ao mesmo tempo de forma sustentada fazer a limpeza das margens do rios", explicou a técnica da associação ALDEIA Isabel Sá.
Com este projecto denominado "Etnoduero", os voluntários da associação ALDEIA e da Associação Juvenil Las Arribas Del Duero pretendem igualmente contribuir para a limpeza das margens dos dois cursos de água e potenciar o aproveitamento das plantas aromáticas e outras que ladeiam os rios transfronteiriços.
A iniciativa arrancou em Duas Igrejas, concelho de Miranda do Douro, e vai espalhar-se por diversas localidades da província espanhola de Salamanca e do nordeste transmontano. A ela juntaram-se residentes e jovens, aos quais foram transmitidos conhecimentos ancestrais da utilização das diversas plantas nos lares transmontanos.
Uma das iniciativas que mais marcou os participantes nas diversas actividades foi a construção de ‘bardeiros’ (vassoura típica da região) e vassouras, que em outros tempos foram importantes auxiliares de limpeza e que as mulheres mirandesas não dispensavam nos seus lares.
Com este programa, pretende-se fomentar uma rede de voluntários que colaborem na recuperação dos margens e leitos de vários cursos de água que atravessam a região transfronteiriça do Douro Internacional.
Durante as actividades que hoje terminam houve tempo para um ‘workshop’ que ajudou os participantes a aprender as técnicas utilizadas pelos mais velhos na elaboração do entrançado tradicional de palha de centeio para fazer esteiras e tapetes.
in:rba.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário