Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cinema de Macedo de Cavaleiros em risco

O cinema em Macedo de Cavaleiros pode ter os dias contados. O apoio da autarquia à Associação Comercial para a projecção de filmes no auditório da instituição tem vindo a diminuir.
E, a partir de Março, ou a Associação tem uma nova máquina para projectar os filmes, ou simplesmente Macedo fica sem cinema.

A actual máquina não dá para adaptar a 3D e a Associação Comercial de Macedo de Cavaleiros não tem verba para adquirir um novo aparelho a custos próprios.
Actualmente existe cinema, todos os dias, em Macedo. Mas o presidente da ACIMC, garante que o mais provável é que haja, para já uma redução do número de dias, uma vez que também tem havido redução da verba de apoio.
“Nós não temos condições para manter o cinema dentro dos moldes em que está. A câmara está a reduzir o subsídio todos os anos e a nós se calhar não nos deveria reduzir tanto porque apresentamos serviço” alega António Cunha.
Na última reunião de Câmara de Macedo foi aprovado um apoio de 3840€ anuais.
António Cunha afirma também que só haverá uma máquina de projecção de filmes 3D caso haja o apoio da autarquia.
“Se virmos que o subsídio da câmara não é suficiente para fazer face aos gastos reduziremos as exibições” refere. Além disso “a aquisição da máquina digital só será feita se houver apoio da câmara”.

Quando a questão foi levada a reunião de Câmara vereador da oposição, e impulsionar da vinda do cinema para Macedo, espera que o cinema não feche e que a Câmara possa ajudar na compra da nova máquina de projecção.
“Sabemos que a associação comercial não tem condições financeiras para fazer o reequipamento daquela sala de cinema e apelamos à câmara para que se envolva no processo através da elaboração de uma candidatura para que se possa actualizar o tipo de projecção de forma a garantir a continuidade do cinema” refere Rui Vaz.
A vereadora da Educação e Cultura, Sílvia Garcia, deixou claro na reunião do executivo que a autarquia tem abertura para ajudar a Associação Comercial numa candidatura para a aquisição da nova máquina. Contudo, até ao momento, ainda não há candidaturas abertas para algo do género. Ou aparecem até Março ou a sétima arte apaga-se em Macedo de Cavaleiros.


Escrito por CIR

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário