Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mogadouro: Vinhos regionais transmontanos começam a conquistar o mercado externo

O presidente da Comissão Vinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) considera que os vinhos da região estão a renascer e a "conquistar" o mercado vinícola, fruto do empenho e dedicação dos produtores transmontanos.
“Há cada vez mais vinhos de qualidade produzidos na região transmontana, quer através de produtores individuais, quer através das adegas cooperativas, que começam a conquistar o mercado interno e externo", avançou Francisco Pavão.
Segundo o responsável, a região transmontana que abrange a CVRTM ainda não produz vinho em quantidade, mas sim “vinhos de qualidade".
“O ano passado, a região produziu cerca de quatro milhões de litros de vinho, com a chancela de denominação de origem controlada (DOC). No entanto, e em relação à colheita deste ano, há uma quebra de produção a rondar os 20% motivada pelas condições climatéricas adversas e doenças da vinha", acrescentou o responsável.
No sentido de dar a conhecer a qualidade dos vinhos regionais trasmontanos têm sido realizadas acções de promoção em países como o Brasil ou Espanha.
“A aceitação dos vinhos transmontanos no mercado brasileiro foi boa e há já importadores interessados em comercializar os nossos vinhos. Por este motivo, no próximo mês de Fevereiro, vamos tentar promover os nossos néctares em outros mercados, como o suíço", disse Francisco Pavão.
Por outro lado, o responsável pela CVRTM adiantou que as adegas e os produtores/engarrafadores transmontanos estão a saber resistir à "crise de mercados", onde o vinho não é excepção.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário