Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Heli do INEM parado durante a noite

Está em risco a utilização do helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros durante a noite.O meio aéreo de socorro chegou ao distrito de Bragança em Abril de 2010, no seguimento de uma promessa do Governo PS, mas agora poderá operar apenas durante o dia.  Em causa está uma proposta do presidente do INEM ao ministério da Saúde, no sentido de reduzir custos.
Em entrevista à agência Lusa, Miguel Soares de Oliveira revelou que, até ao final do ano, deverá haver uma decisão sobre a manutenção, ou não, dos cinco helicópteros com os horários de funcionamento.
Para já, os especialistas reconhecem que os helicópteros ligeiros – estacionados em Macedo de Cavaleiros, Aguiar da Beira e Loulé - não estão a realizar os serviços que deviam estar a realizar, nomeadamente à noite e por dificuldades várias como a visibilidade ou as condições atmosféricas que limitam a sua actuação.Em média, os helicópteros do INEM efetuam meia saída por dia, o que representa uma “baixa eficiência” a “gastos grandes”.
Quem está claramente contra esta possibilidade de o helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros operar apenas durante o dia, são os macedenses.O povo diz que Macedo está a ser alvo de actos de desprezo a nível dos serviços de saúde e os habitantes frisam mesmo que não vão cruzar os braços perante este cenário.“Já temos o hospital a fechar e ainda vem o INEM querer tirar o helicóptero? Temos de fazer aqui uma revolução”, diz uma das habitantes.
Outro macedense diz que “é miserável” se isso acontecer. Uma jovem macedense frisa que “muitas vezes são precisas deslocações para o Porto” e “gostava de saber como vamos fazer para sobreviver”.
Outra habitante sugere mesmo que “o povo se revolte”.Actualmente, a presença dos três helicópteros no Interior custa 1,8 milhões de euros.Mas, na região, já há vozes contra esta medida.Mota Andrade, deputado do PS e um dos responsáveis pela chegada do helicóptero a Macedo, não se conforma se a decisão for efectivada.“Vemos isso com muita apreensão. Foi um dos helicópteros que mais atendimentos fez no distrito. Pelos vistos, o Governo acha que pode proibir a existência de acidentes durante a noite. É uma atitude inadmissível”, frisou.
Da parte do PSD, não foi possível chegar à fala com nenhum dos dois deputados pelo distrito.


Escrito por Brigantia/CIR
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário