Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mogadouro:Quercus alerta que EDP pintou paredões da barragem de Bemposta à revelia do ICNB


A associação ambientalista Quercus alertou para o facto de a EDP estar a pintar partes do paredão da barragem de Bemposta, no concelho de Mogadouro, de "amarelo - choque" sem que para o efeito haja autorização do ICNB.
"Apurámos que não houve nenhum parecer emitido pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade e que tudo foi feito à revelia de qualquer licença ou estudo. Esta é uma situação no mínimo estranha, já que a barragem está inserida em pleno Parque Natural do Douro Internacional (PNDI)", avançou o dirigente regional da Quercus João Branco.
Segundo o ambientalista, há no processo um "claro abuso" no acto de pintar parte dos paredões da barragem de amarelo -choque, tanto mais que, diz, se trata de uma paisagem internacional protegida.
"Na opinião das pessoas com quem já tive a oportunidade de falar, aquela cor não se enquadra minimamente na paisagem da região e poderá mesmo ter impacto negativo na fauna que habita na área protegida, provocando a sua fuga para outros locais", acrescentou.
Por seu lado, o presidente da junta de Bemposta afirmou ainda recentemente para pavimentar um caminho foi imposição dos dirigentes do PNDI que se utilizasse um tipo de betão da cor castanha, para não causar impacto visual na paisagem da área protegida.
"Tudo isto é uma autêntica aberração. As pessoas estão habituadas a ver a barragem pintada com a sua cor natural há mais de 40 anos e não aceitam atitude de bom grado", frisou o autarca de freguesia.
A junta de Freguesia de Bemposta em conjunto com a população de região pondera, agora, tomar medidas reivindicativas para "anular” a pintura que foi efetuada, apenas do lado português.
A central hidroelétrica de Bemposta está na fase final de obras de reforço, cujo investimento total ronda os 130 milhões de euros para aumentar em 80 por cento a sua potência.


in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário