Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Sobreiro já é Árvore Nacional de Portugal

No dia 22 de Dezembro de 2011, a Assembleia da República aprovou um projecto de resolução para classificação do sobreiro como Árvore Nacional de Portugal. A classificação surge após a entrega no Parlamento de uma petição pública com 2291 assinaturas.
O sobreiro já é considerado espécie protegida pela legislação portuguesa desde 2001. Mas esta classificação não tem sido suficiente para impedir a regressão da árvore em Portugal. A Associação Árvores de Portugal (AAP) e Associação Transumância e Natureza (ATN), promotoras da petição lançada em Outubro de 2010 e que reuniu 2291 assinaturas, visam que a classificação de Árvore Nacional de Portugal contribua para uma efectiva preservação desta espécie e dos valores biológicos, paisagísticos e culturais associados à mesma.

O sobreiro, árvore mediterrânica com mais de 60 milhões de anos, ocupa uma área de cerca de 737 mil hectares (Inventário Florestal Nacional/ 2006) dos mais de 3,45 milhões de hectares de floresta em Portugal.
A árvore, de nome científico Quercus suber Linnaeus, distingue-se dos carvalhos por ter o seu tronco revestido com cortiça, uma matéria-prima essencial na economia nacional. O sobreiro é responsável por 10% das exportações nacionais. Portugal produz perto de 200 mil toneladas de cortiça por ano (mais de 50 % do total mundial).
Além da relevância económica, o sobreiro é um elemento importante do montado (ecossistema assente em floresta, biodiversidade, animais, hortícolas, multi-actividade), que marca a paisagem alentejana e é agora candidato a Património Mundial da UNESCO.

in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário