Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mirandela - Exposição «Alma Tua»


Até 6 de Janeiro, está patente no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, em Mirandela, uma mostra de fotografia e poesia, de Norberto Valério e José Miguel Gomes, dedicada ao rio Tua e à histórica linha férrea. Ao mesmo tempo, a mostra pretende alertar para a salvaguarda de ambos os patrimónios.
Apresentando um conjunto de imagens e textos inspirados num trajecto pela linha ferroviária do Vale do Tua, a exposição dá a conhecer as perspectivas do fotógrafo (Norberto Valério) e do poeta (Miguel Gomes). 
Esta iniciativa é, segundo os autores, «inteiramente dedicado» ao rio Tua e à linha de caminho de ferro com o mesmo nome. «E, por inerência, a parte da população do Nordeste Transmontano», adiantam. 
Norberto Valério e Miguel Gomes consideram que o rio, a linha e a população «estão ameaçados pelo abandono». 
O projecto «Alma Tua» procura mostrar «a beleza das terras e gentes transmontanas e da sua alma» mas visa também sensibilizar para a sua salvaguarda, descrevem os autores. 
Consideram ainda que este é um trabalho que incide sobre «os que não têm voz e que pela força do isolamento acreditam em quem lhes atira umas palavras caras acompanhadas de fato e gravata». 
E acrescentam, no site de promoção deste trabalho, que «é impossível, quando se veste um pouco mais de alma, ficar indiferente à beleza do Vale do Tua». 
Esta exposição é organizada pelo município de Mirandela.
in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário