Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 3 de março de 2012

Bragança: constrangimento orçamental do país é oportunidade para municípios não endividados


A situação de constrangimento orçamental que vive o país representa um novo desafio para os municípios do Interior, como Bragança. A ideia foi lançada esta tarde por Marcelo Rebelo de Sousa, à margem de uma palestra sobre a evolução histórica do direito da Administração Pública, no âmbito da pós-graduação em Direito e Interioridade, em Bragança.
“Quem sofre os problemas da interioridade agora tem de fazer ouvir a sua voz mais alto e gastar mais Latim do que tinha há alguns anos atrás, porque casa onde não há dinheiro todos querem [um pouco]. Há vários candidatos e sectores sociais ao que restar de financiamento público e hoje o desafio para quem vive em Bragança é mais exigente do que era em 2006”.
Um dos principais problemas de muitos municípios do Interior é o sobreendividamento, que condiciona eventuais investimentos co-financiados por fundos europeus. No entanto, esta situação também pode representar uma oportunidade para outros municípios do Interior, como é o caso de Bragança, como sublinha o professor e comentador político:
“ [Os municípios endividados] não podem ir buscar fundos comunitários, porque têm de entrar com algum fundo próprio. No meio da confusão, o facto de haver um município do Interior profundo que não está muito endividado, tem projectos e pode ir buscar dinheiro europeu pode permitir que consiga coisas que de outra maneira não conseguiria, porque outros municípios maiores, que normalmente conseguiriam ir buscar esses fundos, [agora] não conseguem. Bragança está nessa posição. Vai buscar fundos comunitários para determinado tipo de projectos porque tem condições financeiras para isso e pode aproveitar-se de outros que poderiam estar à frente e neste momento não podem”


in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário