Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Língua: «Competição» entre Portugal e Brasil tem sido «empecilho» para crescimento do Português

O linguista brasileiro Gilvan de Oliveira defende que o novo Portal para o ensino da língua portuguesa, congregando as variantes dos países lusófonos, vai ajudar a eliminar a «competição» entre Portugal e Brasil, que tem sido um «empecilho» para o crescimento do Português.
O director executivo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) falava em Cabo Verde, na Cidade da Praia, ao apresentar o projecto do portal que a instituição está a criar, intitulado «Português da Gente, O Português de Toda a Gente».

«Com o portal vamos escapar a essa dualidade de hoje, que não é positiva para o Português, entre o Português do Brasil e o Português de Portugal e que tem sido um empecilho para o crescimento do Português, na medida em que fomenta uma competição entre os dois e não uma cooperação», afirmou.
«Ainda por cima, não dá aos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e a Timor-Leste o devido protagonismo que esses países precisam de assumir também na promoção do Português», acrescentou.
O portal está a ser desenvolvido pelo IILP, em colaboração com especialistas em aprendizagem de português como língua estrangeira, e insere-se no quadro do Plano de Acção de Brasília para a Promoção, Difusão e Projecção da Língua Portuguesa no Mundo, aprovada em 2010 na primeira conferência sobre o futuro do Português.
«A unidade de Internet permite o intercâmbio de professores de todo o mundo e a preparação de unidades didácticas que o professor ou alunos autodidactas possam utilizar. O material é muito inovador, pois disporá de cursos ou unidades de cada um dos oito países da CPLP. O aluno poderá escolher que português quer aprender e haverá lições preparadas por cada um dos países, com as suas respectivas características», disse.
Além disso, segundo o IILP, o material utilizado pelos internautas será analisado para recolher pistas para aprimorar o serviço que se quer prestar.
«É possível através de um pacote de estatísticas saber que tipo de demandas há, que tipo de perfil acessa o portal e o que precisa ser feito para aprimorar o curso», disse Gilvan de Oliveira.
Para desenvolver o projecto há uma comissão composta por especialistas no ensino do português como Língua Estrangeira e por pontos focais indicados pelas Comissões Nacionais de cada país, havendo ainda um provedor do IILP em Cabo Verde, enquanto centro de operações.
O projecto do portal apresentado recentemente vai ser analisado na Reunião do Conselho Cientifico do IILP que terá lugar em Maio em Cabo Verde. Se aprovado, passar-se-á à fase de procura de financiamento para a concretização.
in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário