Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Bragança - “China Antiga” na Biblioteca Municipal

Foto: G.L.
Pormenor da exposição "China Antiga" Exibição de filmes, palestras, uam exposição alusiva à cultura chinesa, degustação de doçaria e chás
Até sexta-feira está patente na Biblioteca Municipal a exposição intitulada ‘China Antiga’ que reúne cerca de 500 peças da colecção particular de Cândido de Azevedo, professor no Instituto Politécnico de Macau. Tratam-se de objectos de vários tipos e com várias funções, desde as associadas ao ritual do chá até máscaras da ópera chinesa, marionetas do teatro de sombras chinês, entre muitas outras. Ao todo estão expostas 25 temáticas. A mostra foi inaugurada ontem à tarde e contou com a presença de vários alunos chineses que durante estão a frequentar o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) ao abrigo de um programa de mobilidade.
A selecção dos objectos que compõem a exposição foi feita pelo próprio proprietário que trouxe até Bragança sete baús. “São peças que têm uma história, pois têm momentos de cultura por trás”, explicou Cândido de Azevedo, que reside em Macau desde 1988.
A mostra conta com o patrocínio do IPB e da Câmara de Bragança, que desta forma pretendem divulgar as relações de cooperação entre Portugal e a China. O autarca brigantino, Jorge Nunes, destacou a importância da colaboração entre o Instituto Politécnico de Macau e o IPB “uma vez que promove o intercambio de professores, alunos e entre culturas, além de que traz estudantes para a cidade”. A aposta na internacionalização do politécnico local foi realçada quer pelo autarca quer pelo presidente do IPB, Sobrinho Teixeira.
Esta tarde, ás 15h00, no átrio da Escola Superior de Educação, jovens estudantes da Universidade de Nanjing, a estudar no IPB, vão organizar uma mostra de artefactos chineses. Segue-se uma palestra proferida pelo professor Cândido de Azevedo, intitulada “ Macau e os segredos da sobrevivência: os 500 anos de relações Luso—Chinesas”.


in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário