Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Produtores e Escola de Gestão de Mirandela desenvolvem sistema de vigilância para colmeias

A Federação Nacional de Apicultores (FNA), em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela, está a desenvolver um sistema de vigilância e segurança de "baixo custo" para aplicar em colmeias.
"Nós temos de arranjar soluções para o problema dos furtos de colmeias, a baixo custo para o apicultor", avançou o presidente da FNA, Manuel Gonçalves.
Segundo o dirigente, estão já em curso trabalhos de investigação nesse sentido, dado que o problema afeta um número considerável de apicultores que, para além dos prejuízos relacionado com o furto de colmeias e enxames, e ainda têm que enfrentar às condições climatéricas adversas para o setor.
"Enquanto o sistema é desenvolvido, foram pedidas soluções para minimizar as perdas de colmeias por furto a empresas de segurança que poderão fazer o trabalho através de localização por GPS ou outro tipo de vigilância à distância", acrescentou.
O problema do furto de enxames é "grave" em regiões como o Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) ou Terra Quente Transmontana.
Os apicultores transmontanos mostram-se "desesperados" com o número crescente
de furtos de enxames e de colmeias, uma situação que, para além da quebra na produção de mel, traz outros tipos de prejuízos, havendo mesmo casos onde os proprietários montaram vigilância apertada aos seus equipamentos.


in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário