A cerca de vinte quilómetros da sede do concelho, a freguesia de Parada, também conhecida como Parada de Infanções, situa-se na margem direita do rio Sabor. Tem anexa o lugar de Paredes.
Através da arqueologia, podemos considerar o povoamento de Parada muito antigo.
O Castro Mau, também conhecido como Castro Mu ou Castro Mouro, faz fronteira com a freguesia de Coelhoso deste concelho.
Tem uma das suas vertentes sobre o rio Sabor, facto que na época, tanto como hoje afinal, dificultava o acesso e permitia melhores condições de defesa aos seus habitantes, que vivam dentro das muralhas. Uma das primeiras informações escritas relativas a Parada data das Inquirições de 1291, ordenadas por D. Dinis.
Assim se refere aquele documento a esta freguesia: "Freguesia de Sam Gens de Parada. A aldeya de Sam Gens de Parada dizem as testemunhas que ouvyram dizer que toda foi pobrada por del rei que era foreira del Rey". Restauração. Aconteceu num local muito próximo do rio Sabor, o Porto das Areias.
Foi no ano de 1646, e o arrojo demonstrado pelos combatentes portugueses foi tal que o episódio culminou com a morte de grande parte do exército espanhol e a fuga dos soldados que restaram. Do património da freguesia, destaca-se aqui a Igreja Paroquial. Construída em finais do século XVIII, mantém grande parte das suas características iniciais.
Merece especial menção, aqui, o púlpito, em forma de capitel toscano rectilíneo. O arco triunfal que separa a nave da capela-mor do templo é neoclássico e está ornamentado com uma tarja em talha dourada do estilo rocaille.
Área: 3649 ha
População: Cerca de 975 habitantes
Património cultural edificado: Igreja Matriz, Capelas Nossa Senhora do Carmo, de S. Roque, de Nossa Stª de Cruz, Cruzeiro no Largo da Feira, Duas Fontes de Mergulho, Diversos Tanques Bebedouros, Centro de Dia, Pavilhão Multiusos de Parada. Em Paredes Igreja Matriz, Capela de S. Lourenço, Fonte de S. Lourenço, Dois Bebedouros
Património Paisagístico: Fornos para secar o figo do século XIX, Paisagem Natural
Feiras: Feira Mensal ao dia 11 de cada mês, Feira Anual de Artesanato e Produtos Regionais de Parada de 26 a 28 de Dezembro
Festas e Romarias: Festas do Senhor da Stª Cruz em Maio, do Corpo de Deus no dia do Corpo de Deus, de Stº António em Junho, de Nossa Senhora do Carmo a 15 de Agosto, Festa de S. Roque a 16 de Agosto, de S. Genério a 25 de Agosto, Noite da Missa do Galo a 24 de Dezembro, Natal a 25 de Dezembro, Festa do Carro (Stº Estevão) a 26 de Dezembro, dos Inocentes a 28 de Dezembro
Gastronomia: Matança do Porco, Fumeiro e seus Derivados
Locais de lazer: Pavilhão Multiusos, Campo de Futebol de Onze
Espaços lúdicos: Internet no Edifício do Pavilhão Multiusos
Artesanato: Trabalhos em Madeira, Diferentes Figuras
Lenda: Lenda dos Sete Infantes
Orago: S. Genério
Principais actividades económicas: Agricultura destacando-se a Castanha, Comércio
Colectividades: Grupo Desportivo de Parada, Associação Desportiva de Paredes, Associação de Caçadores de Parada
in:retratoserecantos.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário