Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Festa da Cabra e do Canhoto e Festival de Música Celta na Noite das Bruxas Transmontana - 31 de Outubro - Vamos queimar o Diabo, o Bode, a má sorte, a crise, a troika, a inveja e comer a mulher do Diabo!

Descrição
FESTA DA CABRA E DO CANHOTO

Dia 31 de Outubro na aldeia de Cidões - Concelho de Vinhais e Distrito de Bragança

Manda a tradição que se faça uma grande fogueira com o canhoto ou tronco. O canhoto e toda a lenha que se queima nesta fogueira deverá ser roubada, pois se não for roubada, não arde. Nesta fogueira vai ser cozinhada uma cabra em grandes potes, enquanto isso vão-se comendo castanhas ass
adas, figos secos e nozes. Nessa noite a aldeia é virada ao contrário, pois a rapaziada vai roubar os vasos das flores e espalha-los pelas ruas, viram ao contrário os carros de bois e carroças de animais. Nessa noite também um carro de bois percorre a aldeia puxado pelos rapazes, com as atarraxas bem apertadas para cantar bem alto e não deixar dormir ninguém. É um lugar de festa e convívio, trocam-se notícias de amigos e familiares ausentes, encontram-se os amigos numa noite de ambiente mágico.
 

PROGRAMA

Vem jantar a Cidões! A cabra é servida a partir das 19h.
 

19h00 - Início das “Hostilidades”
 Abertura do RESTAURANTE E TABERNA com comidas e bebidas:
 Pipo de Vinho da terra, Pipo de Ulhaque, Pipo de jerupiga, QUEIMADA CELTA, cerveja, sumos, colas e NÃO PODIA FALTAR O CAFÉ NO POTE COM A BRASA. Temos ainda, feijoada à Cidões, caldo verde ENTRE MUITOS OUTROS PETISCOS, acompanhado com pão cozido em fornos a lenha.
 O bar-Tasca permanecerá aberto durante a noite na TENDA GIGANTE.
 Oferta de castanhas assadas.

20h00 -Espetáculo do Acender da fogueira
Diversas atuações de grupos de gaiteiros e bombos.

21h00 - Ritual da queimada (espetáculo de sons e luzes realizado por um druída Celta);
Atuação de grupos de gaiteiros e bombos.

21h45 - Ritual da queimada.

22h00 às 23h30 - Concerto Celta do Grupo Quadrilha de Sebastião Antunes.

22h30 - Ritual da queimada.

23h30- Queima do Bode Gigante (espetáculo de sons e luzes que será uma surpresa que só pode ser revelada ao assistir ao espetáculo)

24h00 - Chegada do Diabo no carro de bois.

A aldeia é virada ao avesso e haverá música celta durante toda a noite!

Cruzes canhoto
 "Quem da cabra comer e ao Canhoto se aquecer um ano de sorte vai ter"
 Não podes faltar este ano!

Organização Associação Raízes d`aldeia de Cidões
 Apoios Câmara Municipal de Vinhais, Instituto Politécnico de Bragança e Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário