Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 7 de outubro de 2012

Hoje é Dia nacional dos Castelos


O Dia Nacional dos Castelos comemora-se no dia 7 de Outubro. Este dia foi instituído em 1984 com o propósito de promover atividades ao longo do país relativamente aos castelos, fortes e outros tipos de fortificações.
Os castelos, testemunhos da memória colectiva dos povos, constituem valorosa referência arquitectónica, histórica, cultural e simbólica de uma comunidade. São uma importante parte da história nacional e refletem a forma como se vivia diariamente, como se organizava a sociedade, como era a cultura da época medieval, tendo algumas destas estruturas continuado pelos séculos fora ate aios dias de hoje.
Neste dia realizam-se várias atividades pedagógicas e lúdicas por todo o país, desde animações nos castelos ainda existentes, com comidas, vestuário e quotidiano da época até visitas guiadas nos diversos castelos existentes.
Na região, há atividades no Castelo de Ansiães, onde este ano se realiza um Peddy Paper que pretende envolver as famílias locais num conjunto de atividades lúdicas em estreita articulação com as memórias materiais da antiga estrutura castelar e importante vila do período medieval.



Sem comentários:

Enviar um comentário