Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Hortas geram poupança superior a dez mil euros a instituição social de Bragança

A Obra Social Padre Miguel de Bragança conseguiu reduzir em quase um terço o gasto com legumes nos serviços que presta, cultivando hortas em terrenos abandonados da cidade.
A instituição, que serve 500 refeições diárias, está instalada no perímetro urbano, numa zona ocupada antigamente por quintas com diversificadas produções agrícolas.
Além dos terrenos próprios, conseguiu convencer os proprietários de outros a emprestarem terras que já não cultivam e que transformou num total de quatro hortas, onde colhe todo o tipo de produtos hortícolas para consumo próprio.
Em menos de dois anos, estas hortas já produziram legumes com um valor superior a dez mil euros e geraram uma poupança equivalente "a 30 por cento da despesa em legumes", garantiu hoje o presidente da instituição, Nuno Álvaro Vaz.
O balanço foi feito na colheita de batata, realizada hoje por voluntários e utentes desta instituição, que aposta também nas hortas para proporcionar, sobretudo aos idosos, a continuação do contacto com a terra a que estavam habituados antes de serem institucionalizados.
O cultivo gerou também dois postos de trabalho a pessoas que estavam a receber o Rendimento Social de Inserção.
As hortas já geram excedentes que são trocados por fruta nos fornecedores que habitualmente abastecem a instituição.
"Neste momento, estão a levar pimentos, que temos em excedente, e em troca dão-nos fruta", exemplificou o presidente.
A Obra Social Padre Miguel foi fundada em homenagem ao patrono, reconhecido em Bragança pelo trabalho que desenvolveu junto das crianças pobres da zona histórica da cidade.
A instituição começou por realizar campanhas no Natal e na Páscoa, com a distribuição de cabazes com bens essenciais aos carenciados.
O projeto ganhou dimensão até à construção do complexo que reúne várias valências sociais, desde lar de idosos, a refeitório social, creche e outros serviços à comunidade.
O complexo dispõe ainda da chamada parte residencial para idosos com condições financeiras para adquirirem uma residência vitalícia.
Os rendimentos gerados por esta vertente contribuem, segundo o responsável, para o social.
Nuno Álvaro Vaz perspetiva um aumento de pedidos de ajuda para o Natal de 2012, época em que habitualmente a Obra Social Padre Miguel costuma oferecer uma ceia e distribuir cem cabazes com bens essenciais aos mais necessitados.

HFI // SSS.
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário