Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Livros e Autores Transmontanos - Sem método - Notas sertanejas


“Em Sem método - Notas sertanejas, de 1938, João de Araújo Correia recorda, no capítulo VIII, um arraial no Jardim da Carreira em tempo de feira de Santo António. No capítulo XXVI, nova evocação da feira de Santo António (as festas de Vila Real), o Campo, os cavalos e os burros, substituídos já nessa época pelos automóveis: «Feira de automóveis. Competição de marcas. Concurso de velocidades. À noite, os corredores, em mangas de camisa, ainda alucinados, bebem champanhe, falam calão, gingam.» No capítulo LII, a vista de trás do cemitério e a sombra de Camilo que o persegue em toda a visita a Vila Real. No capítulo LXI, com pretexto num tasco onde come, no Campo, referência às alheiras e ao vinho de Vila Real”.
João de Araújo Correia foi um escritor português nascido na freguesia de Canelas, concelho de Peso da Régua em 1 de Janeiro de 1899 e falecido em Peso da Régua em 3 de Dezembro de 1985.
Formou-se em 1927, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especializando-se em hidrologia. Aliou o exercício da medicina ao magistério no ensino secundário. Foi ainda um escritor prolifico, tendo publicado Linguagem Médica Popular usada no Alto Douro (1936) Sem Método (1938) Contos Bárbaros (1939) Contos Durienses (1941) Terra Ingrata (1946) Três Meses no Inferno (1947) Cinza do Lar (1951) Contos da montanha (1955) Folhas de Xisto (1959) Montes Pintados (1964) Horas Mortas (1968) Ecos do País (1969) Infermaria do Idioma (1971) Tempo Revolvido (1974)Pó Levantado (1974) Uma Sombra Picada das Bexigas (1973)Linguagem da Minha Terra (Postumamente, (1986) 

Titulo: Sem método - Notas sertanejas
Autor: João de Araújo Correia
Editora: Modo de Ler

Preço: 14,80€
Comprar online »»

Sem comentários:

Enviar um comentário