Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Aumentam problemas nutricionais em crianças


Estão a aumentar os problemas no estado nutricional das crianças da região.
A preocupação é manifestada por uma nutricionista da Unidade Local de Saúde do Nordeste.
Teresa Gomes salienta que além da obesidade e da diabetes, começam a surgir problemas também ao nível musculo-esquelético.  “Preocupa-me sobretudo o avanço das doenças degenerativas e metabólicas nas crianças em idade escolar como é o caso da obesidade e a diabetes” refere a nutricionista, acrescentando que “há uns anos atrás eram doenças só dos adultos e neste momento começam a ser também doenças das crianças e em idades daca vez mais jovens”. 
Mas também há outro tipo de doenças nomeadamente as “osteoarticulares porque a obesidade representa uma sobrecarga enorme de peso sobre o esqueleto e sobre os músculos”, salienta.
Para sensibilizar os pais a incutir hábitos de alimentação saudável nas crianças em idade escolar, a Associação de Pais e Encarregados de Educação das escolas do concelho de Macedo de Cavaleiros organizou uma palestra na passada sexta-feira à noite.
A presidente considera que há maus hábitos que têm de ser corrigidos. “Os pais andam sempre muito apressados e o lanche acaba por ser o mais fácil e rápido mas nem sempre é o melhor” afirma Delfina Sarmento. “Antes era o pão que agora é substituído pelas bolachas, a fruta é substituída pelos chocolates e sumos e nós queremos alterar esses hábitos”, acrescenta.
Os pais aderiram à iniciativa para recolherem dicas para melhorar a alimentação dos filhos e alertam também para o facto de a crise poder estar a condicionar os hábitos alimentares.
“Há famílias que não têm possibilidades porque estão desempregadas e se as famílias não tiverem dinheiro não podem alimentá-las nem educá-las”, afirma Domingos Moreira. 
Já Isabel Gomes tem dois filhos “ convém a gente saber o que é que eles podem comer. Nós esforçamo-nos ao máximo em casa, mas é sempre bom saber mais alguma coisa”.

Escrito por Brigantia

1 comentário:

  1. As crianças passam fome em Portugal.
    Para muitas delas a única refeição do dia é o pequeno-almoço que é fornecido por algumas escolas.
    Há crianças que desmaiam na escola com fome…investigue porque isto é uma vergonha.
    Somos o país onde a diferença entre ricos e pobres é maior.
    "Não tape o sol com a peneira".
    ACORDE

    ResponderEliminar