Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Vinhais: Produção de fumeiro aumenta na região


A produção de fumeiro na região, nomeadamente em Vinhais, tem aumentado.
“Há um renovar de interesse nos produtos tradicionais por parte dos jovens. Cada vez mais, a produção de produtos regionais é encarada como uma alternativa para quem não encontra emprego na sua área, bem como uma atividade com alguma rentabilidade económica”, disse Carla Alves.
A responsável acrescenta ainda que “é possível notar um aumento das pequenas unidades de produção (cozinhas regionais)”, acrescentando que “a aposta nesta tipologia, do tipo 3 – produções de circuito curto, tem aumentado, isto é, há uma relação muito próxima entre quem produz e quem vende, o que beneficia este negócio, quase como uma venda directa.”.
Depois do fumeiro de Vinhais ter sido reconhecido com o selo Denominação de Origem Protegida(DOP), passou a haver uma obrigatoriedade na confecção dos produtos regionais com a carne de porco bísaro. 
“Ter um bom fumeiro tradicional, sem qualquer tipo de aditivo químico, exigem uma matéria prima de qualidade, sem ela é impossível. Daí todos os produtores terem fumeiro de carne de porco de raça bísara”, frisou Carla Alves.
Carla Alves referiu ainda que “o tempo mais frio é também um factor que influência a boa qualidade do fumeiro de Vinhais”.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário