Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Escolas primárias de Mogadouro transformadas em cozinhas regionais de fumeiro
Algumas escolas primárias do concelho de Mogadouro que estão desactivadas vão ser transformadas em cozinhas regionais de fumeiro.
A câmara municipal está a desenvolver um projecto nesse sentido para complementar a actividade que vai ser desenvolvida no núcleo que está a ser criado na zona industrial. “Estamos a preparar um projecto de reconversão de escolas que estão desactivadas para profundar o cluster de fumeiro no planalto”, afirma o vereador municipal, António Pimentel. “Entendemos que ainda há mercado e como sabemos produzir, vamos procurar alargar este projecto às várias aldeias tirando partido da existência e da adaptação de antigas escolas primárias”, acrescenta.
A autarquia quer aproveitar financiamento europeu para desenvolver este projecto. “Estamos a dar inicio ao levantamento para executar o projecto de adaptação dessas escolas, por isso ainda não estão definidas as localidades”, refere António Pimentel, salientando que “estamos a prepara tudo para fazer uma candidatura ao próximo quadro comunitário”.
Quanto ao núcleo de cozinhas regionais, que tem três unidades de enchidos, está prestes a entrar em funcionamento. Trata-se de um investimento de 1,8 milhões de euros e está em fase final de licenciamento. “Já fizemos a concessão a dois empresários da região. Um vai dedicar-se ao fumeiro tradicional e o outro detém uma patente da produção de alheira de cogumelo e pretende tirar partido das unidades de produção que tem região”, revela o responsável municipal.
A autarquia acredita que o projecto poderá arrancar em Abril uma vez que falta apenas a realização da vistoria final.
Escrito por Brigantia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário