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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 9 de março de 2013

A Rede Ibérica quer reabrir a linha férrea entre Pocinho e La Fuente de San Esteban


A Rede Ibérica de Instituições Transfronteiriças propôs aos governos de Espanha e Portugal para considerar a possibilidade de reabertura da linha ferroviária entre Pocinho e La Fuente de San Esteban, em Espanha.
A proposta pretende melhorar as comunicações na zona de fronteira, o que implica a reabilitação do trecho de caminho de ferro entre Barca D'Alva e A Fregeneda, fechado, juntamente com o resto da linha, desde 1985.
Esta pretensão foi já expressa por grupos de cidadãos que ao longo dos últimos tempos têm vindo a reivindicar a reabertura deste troço. Exemplo disso é o movimento Tod@via - Associação de Fronteira por uma Via Sustentável, criada e integrada por portugueses e espanhóis, que comemorou no passado dia 8 de dezembro, em Barca d´Alva, os 125 anos da conclusão da Linha do Douro, o caminho-de-ferro que ligou as cidades do Porto e Salamanca entre 1887 e 1985, sendo nesta última data encerrado o troço entre La Fuente de San Esteban – La Fregeneda / Barca d’Alva e em 1988 o de Barca d’Alva – Pocinho.
O percurso desativado do lado espanhol foi entretanto, no ano de 2000, classificado como Monumento Cultural, o que permite que esta via-férrea continue a unir os habitantes desta região da raia e que poderá tornar-se num verdadeiro motor para gerar riqueza.
Como tal, a Rede Ibérica de Instituições Transfronteiriças quer que os governos de Portugal e de Espanha apresentem na próxima Cimeira Ibérica uma proposta para a reabertura da linha caminho de ferro entre a “Lusitânia” e a Beira Alta, a partir de fontes Oñoro.
A Rede Ibérica de Instituições Transfronteiriças é uma organização que reúne 23 associações da fronteira Espanhola e Portuguesa, e tem uma representação institucional em Salamanca. Além da reabertura desta linha férrea, a organização pretende pressionar para que os dois governos lancem uma série de infra-estruturas consideradas como cruciais para o desenvolvimento destas regiões de interior.
Num documento aprovado, e que será enviado para os executivos de ambos os países para inclusão na ordem do dia da próxima Cimeira Ibérica, a petição contém um estudo sobre a viabilidade da linha Pocinho-La Fuente de San Esteban. A reabertura deste troço permitiria depois uma ligação ferroviária entre Valladolid-Porto-Salamanca, facto que também possibilitaria depois muitas outras combinações para outros destinos.
De acordo com as declarações do secretário-geral da Rede Ibérica de Instituições Transfronteiriças , Xoan Vazquez, o projeto foi bem recebida pelos representantes de ambos os governos. A reunião contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Portugal, António Henriques de Almeida, do Embaixador de Espanha em Portugal, Eduardo Junco e da responsável para a cooperação bilateral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Zulmira Ramalho, entre outras autoridades.

in:noticiasdonordeste.com

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