Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Indústrias tradicionais dão sinais positivos à economia regional


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) publicou ontem o boletim “Norte Conjuntura”, relativo ao 4º trimestre de 2012, com os dados disponíveis até 19 de março.
Destacam-se os indicadores relativos às indústrias tradicionais, nomeadamente, os aumentos, observados a nível nacional, no setor têxtil (+5%, em termos homólogos) e no vestuário, que assistiu a um aumento de 9% na produção e de 7,6% na faturação. Também o calçado, após vários trimestres em queda, viu aumentar a produção em 9% e o volume de negócios em 8,9%.
No domínio das exportações nortenhas, registou-se um crescimento, em valor, de cerca de 1,8% (face ao trimestre homólogo), ainda que mantendo a tendência de desaceleração, justificada, sobretudo, pelas quebras nas exportações de combustíveis e de metais preciosos.
No domínio do mercado de trabalho A taxa de desemprego na região atingiu os 17,8%. O emprego regional sofreu, assim, uma diminuição de 4,7% (em termos homólogos), para a qual contribuíram, sobretudo, a construção e as indústrias transformadoras.
Pela positiva, destacouse o sector primário, ao apresentar um acréscimo de 13 mil indivíduos empregados, bem como a continuação do aumento do emprego na população com habilitação ao nível do ensino superior e entre os trabalhadores isolados por conta própria.
Tanto o financiamento das empresas, como o das famílias, sofreram novas reduções. Mas, em contraciclo, o incumprimento bancário das empresas, que vinha a aumentar desde finais de 2010, registou uma ligeira diminuição.
O boletim "Norte Conjuntura” disponibiliza, trimestralmente, uma análise nos domínios do mercado de trabalho, endividamento das famílias e das empresas, comércio internacional, indústrias tradicionais, construção e habitação, turismo, preços no consumo e monitorização do QREN e encontra-se disponível aqui

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário