Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Sabores de Chaves | Feira do Folar - Dias 29 e 30 de março de 2013


Nos dias 29 e 30 de março, o Largo General Silveira da cidade flaviense vai ser palco de uma Feira do Folar, mais uma iniciativa de promoção e valorização dos produtos e da região, através da projeção da marca “Sabores de Chaves”.
Em conferência de imprensa, no passado dia 18, o Vice-presidente da Câmara, António Cabeleira apresentou o evento.
A realizar no fim-de-semana da Páscoa, o evento pretende dar especial relevo ao Folar de Chaves, cuja tradição como principal símbolo gastronómico da Páscoa se baseia num ritual de partilha, solidariedade e confraternização, profundamente carregado de significado simbólico e religioso.
A iniciativa é organizada pelo Município e EHATB - Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, com o apoio da Associação Chaves Viva.
A criação da marca única “Sabores de Chaves”, já registada pelo Município no Instituto Nacional de Proteção Industrial, para ser utilizada pelos produtores de produtos agroalimentares, permite a introdução no mercado de uma marca ligada à promoção dos produtos regionais, sob a qual serão divulgados os produtos tradicionais de qualidade oriundos da região de Chaves.
A filosofia desta ação assenta na valorização de uma imagem de marca, capaz de dinamizar as atividades já instaladas e captar novos empreendedores, através de ganhos de competitividade no setor. Os certames “Sabores de Chaves” representarão uma das etapas fulcrais de todo o projeto.
A mostra realizada já em fevereiro, com o fumeiro como principal protagonista da festa, inaugurou um novo ciclo na promoção e valorização dos produtos e da região, com uma imagem renovada, assente na projeção da nova marca.
Em Chaves, a excelência deste Folar salgado acabou por criar um mercado que exige o fornecimento durante todo o ano. Em consequência, este produto deixou de ser um fenómeno sazonal e assumiu o papel de um produto regional de reconhecida reputação e qualidade que concentra em si pormenores históricos e culturais que vale a pena identificar e proteger.
A sua importância económica obriga, assim, à preservação da receita e dos métodos tradicionais, de modo a evitar usurpações da designação “Folar de Chaves”, pelo que autarquia tem vindo a desenvolver juntamente com a ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega o processo de pedido de Indicação Geográfica Protegida (IGP) para este produto.
Atento aos recursos endógenos e à tradição, este evento proporcionará também o contacto estreito com outros Sabores e Saberes locais - como outros produtos de panificação e pastelaria (entre eles o Pastel de Chaves, a bola de carne e o pão centeio), o vinho, o mel, os licores, as compotas e o artesanato -, dando uma noção ao visitante da importância da herança gastronómica e cultural.
Na sua essência, será um meio promocional turístico global da região e um motor do desenvolvimento económico local assumindo-se como um importante instrumento de requalificação territorial.
Refira-se que nos dias 02, 03 e 4 de agosto, em simultâneo com o Flaviaefest - Festival de Música Tradicional Folk, terá lugar o evento “Sabores de Chaves - Feira do Pastel” e em simultâneo com a Feira dos Santos o “Sabores de Chaves - Feira do Presunto, Vinho e Castanha”.

Programa

Local: Largo General Silveira - Chaves

29 sexta (14h00 – 20h00) 
14h00 Cerimónia de abertura 
14h30 Projecto Enraizarte - Animação 
16h00 Grupo Cultural e Recreativo de Cela 
17h30 Grupo de Concertinas / Trio Norte 
18h30 Grupo de Cantares de Vilarelho da Raia 
20h00 Encerramento

30 sábado (10h00 – 20h00) 
10h30 Abertura da Feira 
11h00 Associação Alegres Tradições de Vilela do Tâmega 
15h00 Rancho Folclórico 
do Grupo Desp. e Cultural - “Ases da Madalena” 
16h30 Brass Band da Orquestra de Sopros da AAC 
18h30 PROJECTO ENRAIZARTE - concerto 
20h00 Encerramento

Organização do Município de Chaves

Sem comentários:

Enviar um comentário