Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 17 de março de 2013

Cáritas: Bragança quer «dar mais passos na ajuda aos outros»


Cáritas diocesana de Bragança acolhe pela primeira vez o conselho geral e espera conseguir “dar mais passos na ajuda aos outros”.
Beatriz Fernandes é a presidente da Cáritas diocesana de Bragança e vê este conselho geral como uma “esperança e um alento para os que ali trabalham”, disse em declarações à Agência ECCLESIA.
“Trata-se de uma esperança e uma renovação da caminhada da Cáritas ao nível diocesano e estamos em festa por receber e acolher”.
“É tempo de dar mais um passo em frente na concretização dos objetivos para ajudar os que nos batem à porta e, como irmãos, partilhar ideias e receber alento de todos”.
A Cáritas diocesana de Bragança dá os primeiros passos no projeto “+próximo”, numa forma de congregar esforços e unirem-se às paróquias.
“Queremos chegar a cada vez mais pessoas e neste momento o projeto torna-se uma prioridade”, refere a presidente.
Nesta diocese do interior nem sempre é fácil chegar a todos os que precisam e Beatriz Fernandes sublinha o atendimento social que tem vindo a crescer e a dar respostas.
No mês de janeiro a Cáritas diocesana atendeu 635 famílias, chegando em fevereiro a 1488.
“É um bom trabalho que está a ser feito e cada vez há mais pedidos o que mostra que as pessoas em necessidade sabem que podem contar com a Cáritas”, destacou.
Outro problema da diocese é o isolamento de muitas pessoas que, em tempos de crise, pode levar ao suicídio, “havendo alguns casos a registar”.
A Cáritas diocesana de Bragança tem já pensado uma formação, em conjunto com a Cáritas Nacional e a DECO, para “fortalecer quem não tem apoio familiar”.
Beatriz Fernandes tomou posse como presidente da Cáritas diocesana em setembro passado e olha para a realidade “que ainda não é a pior” porque as pessoas sabem que aqui “ainda podem tratar de uma terra e sobreviver”.
“Até há algumas pessoas a regressarem às origens, mas são muitos os jovens que partem e nos deixam tristes e sem conseguir dar resposta perante as situações de desemprego”, confessa.
Ao olhar para o futuro a responsável acredita no trabalho “vivo e presente” em toda a diocese.
 “A Cáritas é necessária e precisa, por isso quanto mais se fizer notar, mais Igreja haverá para responder ao irmão que sofre ao nosso lado.”

SN
Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário