Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Apoio comunitário é fundamental para manter raça mirandesa

A Associação de Bovinos de Raça Mirandesa espera que o próximo Quadro Comunitário de Apoio mantenha as ajudas para esta raça autóctone.
Para o secretário técnico da associação sem estes apoios será mais difícil manter o efectivo que neste momento até está estabilizado.  “Está próximo dos seis mil animais adultos em todo o país, vamos agora ver como é que o próximo quadro comunitário de apoio vai apoiar esta raça para ver qual é o sentido de evolução”, refere António Pimentel. “Esperamos que pelo menos os actuais apoios se mantenham, o que não é óptimo mas já é importante e suficiente para que a raça mantenha um ritmo de estabilidade e eventualmente de crescimento”, acrescenta o responsável.Ontem decorreu em Macedo de Cavaleiros o concurso concelhio desta raça no qual participaram 38 animais.
Os criadores queixam-se da crise e das despesas elevadas. “Embora isto esteja muito complicado vai compensando alguma coisa”, refere João Choupina, acrescentando que “os adubos e gasóleo está tudo muito caro e quando fazemos as contas ao fim do ano o lucro é mínimo”. “É muito trabalho e muita despesa, mas tem de ser. Hoje tenho 17 vacas mas já foram 40 e amanhã podem ser 100, tudo depende de como correr a vida”, afirma Daniel Alves. 
Também Serafim Paulos considera que a actividade “está muito difícil porque está tudo muito caro e os vitelos já deram mais dinheiro do que agora”. O presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros salienta que além do número de animais presentes o importante é a qualidade. “Estiveram aqui animais de grande genuinidade da raça e muita qualidade e isso é que é importante valorizar para promover também os produtos regionais e o território”, afirma Beraldino Pinto.
Os vencedores deste concurso vão agora marcar presença no concurso nacional de bovinos de raça mirandesa que vai decorrer em Mogadouro nos de 31 de Agosto e 1 de Setembro.

Escrito por Brigantia 

Sem comentários:

Enviar um comentário