Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Aldeia recebe investimento de 180 mil euros

Mais de 180 mil euros foram investidos na requalificação de património na aldeia de Vilarinho de Cova de Lua, no concelho de Bragança.
O conselho directivo dos baldios e a junta de freguesia deitaram mãos à obra e recuperaram a antiga escola primária, uma capela e dois moinhos.  Com 90 mil euros, o estabelecimento de ensino foi renovado e vai agora ter outra utilização. “A escola foi desactivada e ficou ao abandono e o conselho directivo dos baldios solicitou a cedência à câmara municipal para que esse espaço nos serviços para a realização de actividades”, refere o presidente do conselho directivo dos Baldios de Vilarinho de Cova de Lua.
Além disso, foi ainda recuperada uma capela. A empreitada custou 70 mil euros e João Pires salienta que só foi possível graças à boa vontade da população. “Houve pessoas que chegaram a ir para lá 40 ou 60 dias a contribuir com o seu trabalho gratuito para que a obra se pudesse desenvolver”, realça o também secretário da Junta de Freguesia de Espinhosela. “Trata-se da capela do Santo Amaro que durante sucessivos anos foi sujeita a uma candidatura de apoio e tivemos a felicidade de sermos contemplados com um apoio de cerca de 25 mil euros que não eram suficientes para a grandeza da obra, mas era uma ajuda que não podíamos deixar de aproveitar”, acrescenta, salientando que “o apoio dos populares foi muito importante e tivemos também alguma ajuda da câmara municipal e da comissão de festas”.
Por último, dois moinhos existentes na aldeia também foram alvo de requalificação.“Por um lado é importante ter o património recuperado e por outro, gostávamos de fazer actividades lúdicas e pedagógicas como é o caso do ciclo do pão”, adianta o responsável.
A intervenção nestes dois moinhos está orçada em cerca de 27 mil euros.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário