Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Trás-os-Montes - Portugueses casam cada vez menos e mais tarde

Apesar de continuar a ser época alta de casamentos, os portugueses estão a casar cada vez menos e mais tarde.
Em sete meses, de Janeiro a Julho deste ano, foram celebrados 21 146 casamentos civis em Portugal. Mesmo considerando que ainda falta apurar o mês de agosto - de há muito o preferido pelos portugueses que decidem dar o 'nó'-, tudo indica que o País se prepara para registar novo recorde negativo em matéria de matrimónios. Bragança não é execpção e também se notou um decréscimo nestes últimos anos. No entanto Agosto continua a ser o mês de eleição para o grande dia. No passado dia 21 de Agosto, cruzámos a sair do Registo Civil de Bragança, Catarina Alexandra e Eddie Daniel, emigrantes em França que decidiram dar o nó na terra natal. “Queríamos muito casar e nunca fora da nossa terra, moramos em França, mas casar tinha que ser aqui, pela família e por nós”, conta a noiva. A conjuntura actual da economia da Europa preocupa o jovem o casal, mas não influenciou no orçamento da cerimónia. “É o nosso dia, queremos que seja especial, não olhamos ao preço, queremos que seja perfeito, é um dia na vida, poupa-se noutras coisas”, explica o noivo. No entanto o casal considera que se vivesse em Portugal não poderia fazer uma festa com a mesma dimensão. “Infelizmente vivendo aqui, com os ordenados que tínhamos, não poderíamos fazer a mesma festa, se calhar nem casar, por isso é que fomos embora, aqui está muito difícil”, relata o casal que partiu para Paris há cerca de três anos.
Crise influencia
Contratar uma quinta e um serviço de catering é o custo maior de uma boda o que leva os noivos a procurarem, grande parte das vezes, um menu mais barato e a reduzir o número de convidados. "Há uma contenção a nível orçamental muito grande, um maior controlo dos custos, os noivos optam por organizar e tratar de tudo, desde o convite à decoração", refere Rosário Bragada, proprietária de uma empresa de organização de eventos em Bragança. 
Já a reportagem fotográfica, que pode custar entre 500 e 2500 euros, não sai do orçamento: "Os noivos querem sempre que o dia do casamento seja especial e que fiquem registados todos esses momentos únicos", refere a fotógrafa Isabel Relvas. 
“Têm sido um ano bastante bom, tanto em casamentos e em batizados, notamos que as pessoas, que casam é porque querem mesmo então tentam fazer o melhor possível, não é o casar por casar só por convidar os amigos, querem o melhor serviço”, garante a fotógrafa. 
Para além do vestido da noiva, e das convidadas, o cabelo é também sempre uma preocupação neste dia, que o diga Maria João que é cabeleireira e garante que não têm tido mãos a medir. “Em relação ao ano passado mais casamentos, cortam em muita coisa, mas não neste serviço, querem estar linda e para isso pedem o melhor serviço, não olham a preços”, explica a cabeleireira
Numa altura em que as pessoas casam menos, cada vez mais os noivos procuram reduzir os custos, mantendo apenas o essencial para tomar o dia inesquecível.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário