Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Serviços de Enfermagem em Rabal

Foram retomadas as consultas de enfermagem na aldeia de Rabal, no concelho de Bragança.
O serviço esteve suspenso nos últimos anos e o novo executivo da Junta de Freguesia decidiu reactivá-lo por considerar que era uma necessidade sentida pela população.
“Decidimos retomar o centro de enfermagem, porque os idosos têm algumas dificuldades para fazer as avaliações de tensão, glicemia e colesterol”, refere o presidente, Jaime Loureiro. 
As consultas de Enfermagem decorrem todos os últimos domingos de cada mês.
A maior parte da população da aldeia é idosa e tem poucas possibilidades de se deslocar com regularidade a Bragança a consultas médicas. Por isso, considera que este serviço é uma mais-valia.
“Eu sou hipertensa e já que temos aqui uma enfermeira, convém vir cá, porque tenho de trazer tudo controlado”, afirma Maria Ricardina Pires. 
Também Maria Clarisse Garcia recorre à consulta para medir a tensão e a glicemia. “Só o faço quando vou à médica e convém saber como está a saúde. Por isso, é que eu acho que todas as aldeias deviam ter um enfermeiro”, salienta a habitante de Rabal. 
Aposta na prevenção
“Isto dá muito jeito às pessoas, porque muitas nem se podem deslocar e é para percebemos se andamos bem eu mal. Eu até vou contente porque ela me disse que estava tudo mais ou menos bem”, realça Etelvina dos Anjos Gonçalves. 
A enfermeira que presta este serviço explica que além das avaliações que são feitas, as consultas têm um objectivo preventivo.
“Fazemos o controle da tensão e da diabetes e, posteriormente, vamos ter a avaliação de colesterol”, adianta Daniela Pires.
A profissional de Enfermagem salienta que esta consulta “é sobretudo para informar as pessoas sobre hábitos de vida saudável e alertar para os cuidados a ter com a toma da medicação”.
Além do serviço de Enfermagem, todos os últimos domingos de cada mês, a Junta de Freguesia abre também o gabinete de apoio ao cidadão, para passar atestados de vida e de residência ou declarações que os eleitores precisem.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário