Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Vila Flor lança programa de prevenção do bullying

O município de Vila Flor desenvolveu um programa de prevenção de "bullying" nas escolas do 1º ciclo do concelho. O objectivo é ajudar as crianças a identificar e a lidar com o problema.
Abordagem ao tema é feita através de uma história que retrata o bullying. Nesta análise foram ensinadas as formas de agir perante uma situação idêntica, trabalhando os sentimentos, as formas de responder a um bully / agressor, e a melhor maneira de poder ajudar alguém que seja vítima.
A psicóloga do município e responsável pelas sessões de esclarecimento, Carla Santos, faz um balanço positivo do desenvolvimento do programa. “Em termos de balanço global é bastante positivo, ajudou as crianças a familiarizarem-se com termo bullying. O que elas podem e não podem fazer, aquilo que podem esperar no comportamento dos outros, no fundo ajudou-os a sinalizar aquilo que é normal do dito uma brincadeira de mau gosto e daquilo que é o comportamento bullying”, explica.
Pelo menos na teórica as crianças ficaram a saber quais os comportamentos apropriados a ter numa situação de bullying, bem como o que fazer para ajudar alguém.Apesar de não haver nenhum caso de bullying sinalizado no concelho de Vila Flor o autarca local, Fernando Barros, salienta a importância deste e de outros programas desenvolvidos com as crianças. 
A fase inicial foi para as crianças a próxima vai incidir no esclarecimento de pais e professores.
As sessões, que terminam hoje, realizam-se nas escolas com os alunos do primeiro ciclo do concelho e resultam de uma parceria do Gabinete de Psicologia do Município, Unidade Móvel de Saúde, e Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário