Em Franco, Mirandela, já começou a colheita da primeira exploração intensiva em exclusivo de mirtilos. As plantas têm apenas 1 ano e devem produzir mais de uma tonelada, superando as expectativas.
Pedro Pinto, um dos sócios, não previa avançar para uma vertente comercial tão cedo. Os dois jovens produtores começaram a aventura “por brincadeira”, como resposta a um desafio de um amigo para aproveitar um terreno de 4 hectares, que estava ao abandono.
Filomena Duarte e Pedro Pinto resolveram investir numa plantação com duas variedades de colheita tardia, escolhidas de forma estratégica para rentabilizar a produção. Para já a produção está a ser escoada na totalidade para o Porto, mas depois de uma procura a nível local que o surpreendeu Pedro Pinto, o produtor admite manter uma percentagem do produto em Mirandela e Bragança.
O investimento inicial foi de 290 mil euros, com apoio do programa de instalação de jovens agricultores, do PRODER.
Os proprietários esperam aumentar a produção de ano para ano, sendo expectável que a partir do quinto ano possa atingir as 70 toneladas de fruto.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário