Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Cogumelos em destaque nas ementas do nordeste transmontano

Os cogumelos silvestres estão em destaque nas ementas de mais de duas dezenas de restaurantes do nordeste transmontano. Até ao próximo dia 26, estes restaurantes juntam-se a mais 45 das províncias de Zamora e Salamanca, em Espanha para apresentam pratos confeccionados com cogumelos.
Uma iniciativa do Zasnet Aect, no âmbito do projecto Micosylva + [lê-se micosilva plus], que promove pelo segundo ano o Concurso Hispanoluso Micogastronómico. Margarida Rodrigues, coordenadora do Zasnet, explica que o objectivo é promover a utilização dos cogumelos silvestres nas ementas dos restaurantes e, em simultâneo, promover os territórios e o turismo transfronteiriços. “O que se pretende é a valorização da utilização dos cogumelos silvestres na gastronomia, a promoção conjunta do território e que os restaurantes utilizem os cogumelos silvestres na própria gastronomia. Ao mesmo tempo, estamos a fazer a promoção conjunta deste evento para que sejam visitados estes territórios, dos dois lados da fronteira”, salienta a coordenadora. 
No total participam neste concurso 66 restaurantes. No nordeste transmontano participam mais dois do que no ano passado. Nos restaurantes aderentes do centro de Bragança, nota-se uma maior procura dos cogumelos por parte de clientes espanhóis. 
Os empresários da área da restauração afirmam que ainda há quem não confie nos cogumelos e pedem uma maior divulgação da iniciativa. “No fim-de-semana há mais procura do que durante a semana. 
Os clientes espanhóis são os que procuram mais os cogumelos porque já não têm o preconceito de poderem ser venenosos, enquanto que os portugueses ainda têm esse preconceito”, considera Vítor Cordeiro. “O público espanhol adere mais aos cogumelos, porque já estão mais habituados aos cogumelos selvagens. 
O público de Bragança começa a ter curiosidade em experimentar mas penso que ainda não feita a divulgação suficiente porque as pessoas ainda têm medo de os consumir”, acrescenta Dina Mesquita. 
Actualmente, a maioria dos profissionais da restauração do distrito de Bragança já adquire os cogumelos certificados para uso gastronómico a fornecedores do nordeste transmontano. Os melhores pratos dos 66 restaurantes que participam no Concurso Hispanoluso Micogastronómico serão distinguidos simbolicamente por um júri criado para o efeito. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário