Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Comemorar o São Martinho e visitar o Geoparque Terras de Cavaleiros

Ainda que timidamente, as cores do outono já são visíveis e com elas chegam também os frutos da época. A castanha é o que assume em Macedo de Cavaleiros maior significado económico e serve como mote para conhecer o território.

A 1 e 2 de novembro, o Geoparque Terras de Cavaleiros promove o seu programa turístico de São Martinho.

O concelho de Macedo de Cavaleiros, localizado na transição climática entre a “terra quente” e “terra fria”, na área a que popularmente se chama de “serra”, abrangendo as freguesias da faixa norte da A4, produz-se a excelência da castanha transmontana. Fruto da sua mais valia económica, as gentes dedicam esta altura do ano à apanha da castanha, com saberes que atravessam gerações. A paisagem também se vai renovando, com um visível crescente número de novos terrenos de castanheiros. 

É uma “viagem” a um souto tradicional, em Corujas, com a apanha de castanhas, que o Geoparque Terras de Cavaleiros proporciona para sábado. O visitante pode ainda conhecer o processo de calibragem, os modos de preparação e conservação associados à castanha, seguido de almoço com magusto e uma visita à Feira da Castanha.

O dia seguinte é reservado para “uma viagem ao princípio da Terra”, recuando milhões de anos geológicos no Maciço de Morais, bem como uma visita à etnografia da região no Museu Rural de Salselas.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário