terça-feira, 21 de outubro de 2014

Comemorar o São Martinho e visitar o Geoparque Terras de Cavaleiros

Ainda que timidamente, as cores do outono já são visíveis e com elas chegam também os frutos da época. A castanha é o que assume em Macedo de Cavaleiros maior significado económico e serve como mote para conhecer o território.

A 1 e 2 de novembro, o Geoparque Terras de Cavaleiros promove o seu programa turístico de São Martinho.

O concelho de Macedo de Cavaleiros, localizado na transição climática entre a “terra quente” e “terra fria”, na área a que popularmente se chama de “serra”, abrangendo as freguesias da faixa norte da A4, produz-se a excelência da castanha transmontana. Fruto da sua mais valia económica, as gentes dedicam esta altura do ano à apanha da castanha, com saberes que atravessam gerações. A paisagem também se vai renovando, com um visível crescente número de novos terrenos de castanheiros. 

É uma “viagem” a um souto tradicional, em Corujas, com a apanha de castanhas, que o Geoparque Terras de Cavaleiros proporciona para sábado. O visitante pode ainda conhecer o processo de calibragem, os modos de preparação e conservação associados à castanha, seguido de almoço com magusto e uma visita à Feira da Castanha.

O dia seguinte é reservado para “uma viagem ao princípio da Terra”, recuando milhões de anos geológicos no Maciço de Morais, bem como uma visita à etnografia da região no Museu Rural de Salselas.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário