Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Região transmontana tem falta de técnicos de termalismo

Há falta de técnicos especializados na área de termalismo, na região transmontana. O Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros tem vindo a promover Cursos de Especialização Tecnológica nesta área, que entretanto foram extintos. 
O presidente do Conselho Directivo do Instituto Piaget, Luís Manuel Cardoso, explica que a instituição pretende criar uma licenciatura em termalismo mas que ainda não foi possível devido à falta de profissionais nesta área, que possam ministrar o curso.
“Apresentamos um curso nessa área, ainda não vimos esse curso aprovado porque não temos técnicos qualificados suficientes para poderem fazer essa formação”, sublinha o responsável. 
Os Cursos de Especialização Tecnológica foram extintos, dando lugar a Cursos de Técnicos Superiores Especializados, ministrados nos Institutos Politécnicos. Nesta altura o Piaget não tem qualquer oferta formativa na área do termalismo. 
Luís Manuel Cardoso considera importante apostar nesta área e acredita que Macedo de Cavaleiros é um ponto estratégico para este tipo de formação. “Consideramos que fazia todo o sentido criar este curso em Macedo de Cavaleiros porque nesta região existe a maior concentração de termas do país. Não temos técnicos suficientes para trabalhar nas termas na região e, neste momento a maioria dos técnicos que trabalha nas termas são fisioterapeutas”, salienta Luís Manuel Cardoso. 
O Norte de Portugal é a região do país com mais estâncias termais. No nordeste transmontano, as termas de Vimioso aguardam a aprovação do estudo médico hidrológico e em Carrazeda de Ansiães apesar do estudo já estar aprovado, aguarda-se a aprovação do projecto do balneário termal orçado em 2 milhões e 500 mil euros. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário