Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

CÓNEGO SILVÉRIO PIRES - UM MIRANDELENSE QUE NOS ORGULHA

Encontrei-me com o Cónego Silvério, em Chelas, em casa da minha irmã. Foi tão inesperado!... Trocamos os nossos contactos tecnológicos. Andava a tratar das obras de restauro da igreja da minha aldeia. Já a amiga Gentil Vaz me tinha dito que «estava na luta» de tornar a igreja mais digna e eliminar as infiltrações de água.

Acrescentou o Cónego Silvério: uma pequena casa de banho e um contador de energia mais potente são indispensáveis. O telhado da sacristia está a ser robustamente barrotado e o granito das cornijas terá mais dignidade e diálogo com quem o mirar. É uma pessoa muito sensível à arte sacra e ao património.

Depois, com insistência e convicção, foi-me dizendo que me queria na inauguração das obras, que terão a presença do Bispo da nossa diocese. Fui-lhe dizendo, que ninguém é profeta na sua terra e que não gosto de grandes «adjuntos». Sou pessoa mais de trabalho e menos de me mostrar. Além disso, estou ligado a uma grande paróquia de Braga onde entrego as minhas contribuições, sem ir a festas. Dedico-me, voluntariamente (vou pondo dinheiro do meu bolso), há mais de 20 anos a dar mais formação a jovens das escolas.

Ao ilustre cónego Silvério tenho que estar muito grato, por saber que defende as gentes da nossa corda e a mim já me defendeu pelas costas, sem nunca lhe ter pedido (e agradecido). Também lhe agradeço o ter aceite dar assistência religiosa às gentes da minha pequena aldeia. O Cónego Silvério fascina-me pela sua postura, pelo seu dinamismo que se reparte entre algumas aldeias de Mirandela e o Seminário de Bragança e a diocese. A sua modéstia (até no utilitário carro que usa) contrasta com a figura que impõe respeito granjeado numa vida a servir, com destaque, a Igreja bragançana.

Quero-lhe expressar os meus parabéns por ter metido mãos à obra no restauro da igreja de Chelas e a todos os que contribuíram para custear a mão-de-obra, já que o município deu os materiais e que louvo.

Jorge Lage
in:diario.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário