Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Acções alertam para a importância de prevenir o cancro da mama

Hoje assinala-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. 
A Unidade de Cuidados na Comunidade de Bragança está a desenvolver acções para sensibilizar a população para esta problemática, durante este mês, que é associado à Luta Contra o Cancro da Mama. 
Ana Sofia Coelho, enfermeira da Unidade Local de Saúde do Nordeste, assegura que a prevenção é a palavra de ordem. “É sensibilizar a população, a comunidade, e muito especificamente as mulheres para a importância da saúde da mama, da vigilância e dos sinais de alerta do cancro da mama, promovendo-se assim o auto-exame da mama e também o diagnóstico precoce, tornando assim possível uma intervenção mais adequada e um tratamento mais eficaz no caso de diagnóstico de cancro”, realça a profissional de saúde.
Ana Sofia Coelho constata que actualmente já há muitos casos detectados numa fase inicial, mas nunca é demais alertar a população para estarem atentas aos sinais da doença. “O que notamos é que já há mais informação das mulheres e permite também que o diagnóstico seja feito também mais precocemente”, salienta a enfermeira.
A Unidade de Cuidados na Comunidade de Bragança levou a cabo uma sessão de esclarecimento na Associação Reaprender a Viver, em Bragança. As mulheres foram o público-alvo desta acção, algumas confessam que já vão tendo alguns cuidados ao nível da prevenção. “Quando o carro está aqui mandam-me uma carta e faço a mamografia. Em casa não tenho muito o hábito de fazer prevenção”, conta Maria Helena Martins.
Ontem utentes de várias instituições sociais de Bragança participaram numa aula de Zumba, na Praça da Sé, para alertar para a problemática do Cancro da Mama.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário