Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Concluídas as obras de reabilitação do Perímetro de Rega da Barragem da Esteveínha

Estão concluídas as obras de reabilitação do Perímetro de Rega da Barragem da Esteveínha, Alfândega da Fé. Uma intervenção que assume especial relevância para o desenvolvimento agrícola do concelho.

Trata-se de um investimento de cerca de 1 milhão e 200 mil euros, que veio modernizar e garantir a sustentabilidade do regadio em Alfândega da Fé para os próximos 40\50 anos. As obras, da responsabilidade da DGADR- Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural-, permitiram também aumentar a área do perímetro de rega dos 196 para os 270 ha. 

O Perímetro de Rega da Barragem da Esteveínha, agora reabilitado e alargado, tinha sido construído há cerca de meio século e encontrava-se em avançado estado de degradação, conduzindo a muitas perdas de água e consequentemente a uma deficiente utilização da mesma. A reabilitação deste perímetro vai conduzir a uma maior sustentabilidade no uso da água, evitando desperdícios e melhorando a eficiência. Tal terá reflexos positivos na produção agrícola. 

Esta era uma obra há muito ansiada e reclamada pelos agricultores mas também pela própria autarquia, que vê nesta intervenção forma de melhorar a produção, aumentar o rendimento dos agricultores e potenciar o aparecimento de novos projectos e investimentos, numa área onde predominam o olival, amendoal e cerejal, produções de grande peso no concelho.

Recentemente foi criada a Associação de Beneficiários que vai fazer a gestão deste regadio. Neste campo será também de esperar um novo dinamismo em toda a zona do Plano Alfa, fundamentalmente com iniciativas de investimento em fruticultura.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário